sexta-feira, 29 de junho de 2018

A saga dos Mangaravite (final)


João Mangaravite

Gostaria de ressaltar aqui um depoimento do saudoso João Bousquet Júnior ao O Norte Fluminense, que dizia o seguinte: "em 1934, substituí Joaquim Ferreira ramos na empresa de João Soares, que era sobrinho de Carlos Firmo. 
João Soares era proprietário da Usina de Força e Luz Itabapoana, da Usina Santa Isabel e da Estrada de Ferro Itabapoana. Recordo-me que João Soares costumava dizer: 'quando quero ver um homem honesto,vou ao espelho'.


Cel. João Ferreira Soares, proprietário da Usina de Força e Luz, da Usina Santa Isabel e da Estrada de Ferro Itabapoana: "quando quero ver um homem honesto, vou ao espelho"




 Fortunato Mangaravite é nome de rua em Bom Jesus do Norte (ES)



Marlene Batista: as famílias Batista e Baptista são uma só
                                                                          

Marlene Batista é filha dos saudosos João Batista do Carmo e Maria José Moutinho Batista. Ele era produtor rural e ela do lar. São 10 os irmãos: Maria Aparecida, Maria da Glória, Ângela Maria (falecida), Angélica, Maria José, Lúcia de Fátima, Rita de Cássia, Luís Carlos (falecido), José Roberto e Tadeu.

Ela diz sentir falta dos pais e dos irmãos falecidos: "às vezes choro, de tanta saudade". Casada com Manoel Mangaravite há 53 anos, ela diz sentir orgulho de pertencer à família Batista. E ressaltou: "as famílias Batista e Baptista são, na verdade, uma só. Meu avô paterno, Antonio Batista do Carmo, era irmão de Honório Baptista, pai do dr. Edu. Tenho orgulho, também, de meu marido e meus filhos". Manoel complementa: "Nossos filhos são amorosos, sempre se preocupam com a gente". E Marlene arremata: "Eles são nossa riqueza".

João finaliza a reportagem deixando uma mensagem para os 8 netos: "sigam os ensinamentos dos seus pais e seu exemplo de família, que está em primeiro lugar. A família é o princípio de tudo".
Marlene Batista e João Mangaravite: exemplo de vida para as novas gerações



Nenhum comentário:

Postar um comentário