sexta-feira, 8 de junho de 2018

OS 40 ANOS DA APAE E SEUS HERÓIS



Atividades aquáticas, quadra poliesportiva, auditório, gráfica e lojinha de artesanato:  APAE de Bom Jesus do Itabapoana é referência regional


No próximo dia 26 de novembro, a APAE completará 40 anos de existência. A história da instituição, contudo, é também a história de seus heróis, que se perpetua na atuação abnegada de seus atuais funcionários e dirigentes. O Norte Fluminense conta, a partir de agora, essa bela história.

No início, foram 28 os voluntários, que passaram a se reunir no prédio do INSS e do Lions Clube, objetivando discutir os caminhos para instalar o prédio e reunir os voluntários.

O primeiro presidente foi o dr. Luís Gonzaga Luís Alves que, posteriormente, foi substituído por Otávio Luís.

As primeiras reuniões ocorreram no prédio do INSS e do Lions Clube, e procuravam encontrar um meio de viabilizar a instalação de um prédio, com serviço de voluntariado.

No dia 19 de abril de 1980, a APAE  passou, finalmente, a funcionar na "Casa Azul", localizada numa área onde atualmente está construído o Shopping 200. Ela foi alugada do casal Otília Fassbender e dr. Sidney Fassbender.  

Desde sua fundação, a entidade contou com a atuação de um nome que ficou na história da APAE: o cirurgião dentista dr. Cid Bastos Borges, que doou sua vida em favor da instituição. Foi graças a ele que a APAE conseguiu o terreno para construir a sede própria. Ele conseguiu que seu amigo João Bousquet doasse um terreno localizado na rua São José do Calçado e outro localizado em área próxima onde funciona atualmente uma quadra de esportes,  piscina, auditório e uma gráfica.

A inauguração da sede própria ocorreu no dia 13/09/1985.


Gisele Costa de Araújo, que trabalha na instituição há 14 anos, é diretora administrativa há quase dois anos. Segundo ela, a partir dos relatos daqueles que tiveram o privilégio de conviver com o saudoso Dr. Cid, “ele era um motivador dos funcionários. Vivia incansavelmente em favor da APAE. Gostaria de ressaltar, aqui, além de outros nomes importantes para a instituição, a contribuição de Telma Baptista de Campos, que sempre militou na implementação e efetivação das políticas de assistência às pessoas com deficiência".

Atualmente, são 289 pessoas atendidas pela instituição, oriundas das duas Bom Jesus, Apiacá e São José do Calçado. São 80 funcionários atuando na APAE, incluindo os professores da rede municipal. A entidade conta com profissionais qualificados, é referência na região, e já recebeu visitas de outros municípios para saberem como funciona uma APAE.  Trata-se de uma instituição que presta um serviço de extrema relevância, de efetivação de política pública de atendimento à pessoa com deficiência.

Segundo Gisele, "oferecemos serviços nas seguintes áreas:

- educação:  através da Escola Municipal Benemérito Dr. Cid Bastos Borges, que atende alunos da educação infantil, ensino fundamental e jovens e adultos e do CAEE - Centro de Atendimento Educacional Especializado, através das oficinas de marcenaria, artes pedagógicas, artes c/ tinta, artesanato, recreação, jogos eletrônicos, artes cênicas, higiene e beleza, artes manuais, informática, atividade física e aquática;
- saúde:  por meio dos atendimentos ambulatoriais de fisioterapia motora, respiratória, hidroterapia, fonoaudiologia, psicomotricidade, psicologia, odontologia, clínica médica e pedagogia;
- assistência social:  oferecendo acompanhamento pelo serviço social aos usuários e famílias".

Marcione Dutra Baptista Borges, coordenadora do
CAEE (Centro de Atendimento de Educação Especializada) é nora do dr. Cid e implementa importante gestão na área de atividades complementares aos assistidos. Segundo ela, "em nosso setor, realizamos diversas oficinas e atividades extra curriculares, que são promovidas com o objetivo de desenvolver habilidades e promover a socialização dos usuários. Temos convênio com o IFF e, atualmente, 23 assistidos exercem atividade laboral com carteira assinada. Gostaria de ressaltar que a APAE está sempre realizando campanhas para o funcionamento adequado da instituição. Na próxima Festa Junina, que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de junho, na Praça Governador Portela, realizaremos bingos. Esses recursos são importantes para a manutenção da qualidade do serviço prestado." 

Delma Zanon, com 39 anos na APAE, foi a 1ª. Diretora Educacional da instituição. Segundo ela, "o Dr Cid dava segurança a todos os servidores. Quando um funcionário estava com problema, ele o chamava e dizia: 'vamos conversar!'. Era, portanto, um administrador sempre presente e ciente de que a APAE só iria prosperar se todos os funcionários estivessem se sentindo bem". 

Ela lembra que "o Dr. Cid inaugurou a sede da APAE e estabeleceu uma escolinha, que não tinha o subsídio e o amparo que há atualmente. Hoje, a APAE recebe recursos federais, do município e contribuições de particulares. Dr. Cid não conseguiu implantar uma fábrica de vassouras, como pretendia, pois ficaria muito onerosa. Foi assim que Telma Baptista Campos, que atuou na instituição desde sua fundação, com atuação meritória, e que ocupou o cargo de diretora administrativa ao logo de vários anos, idealizou a instalação de uma gráfica, que vem prestando seus serviços regularmente, e tem como gerente comercial Ângela Maria Rangel Ferrini. Deve se ressaltar a importância de Marisa de Rezende Borges, Diretora Social, que realizou várias campanhas que possibilitaram a implementação da gráfica e tem tido atuação de destaque na instituição. Outro nome importante da instituição é Quintino Carlos Vieira, que tem atuado em favor da instituição desde a sua fundação. Ele foi nosso 1º tesoureiro."

Delma conta como é trabalhar na APAE : "Depois que entramos na instituição, nós observamos que não temos problema algum. Nossos problemas do dia a dia desaparecem quando passamos a lidar com os assistidos. Depois dos meus filhos, a APAE é o mais importante para mim. Aqui tenho novos filhos e netos. Aqui é a minha vida". 

Dr. Cid faleceu no dia 10 de agosto de 1994, aos 76 anos, mas deixou seu nome marcado para sempre na história da APAE e de Bom Jesus do Itabapoana.




             Placa em homenagem ao dr. Cid Bastos Borges


Dr. Cid Bastos Borges dedicou sua vida à APAE, desde a fundação desta, ocorrida no dia 26/11/1978, até seu falecimento em 10 de agosto de 1994







João Bousquet Jr, o doador da área onde está a sede da APAE, é um dos heróis da entidade







Resultado de imagem para joãozinho borges onortefluminense
João Batista Ferreira Borges, o Joãozinho Borges, um dos benfeitores da APAE, é outro herói da instituição



Quintino Carlos Vieira, sócio fundador e contribuinte até hoje, com a esposa Terezinha, é considerado outro herói da APAE



Gisele Costa de Araújo, Diretora-Administrativa


Delma da Silva Zanon, há 39 anos na APAE, é Psicopedagoga


Ísis Aline da Silva Freitas, Jeane Boniolo, Maria Aparecida Fragoso e Marcione Borges, coordenadora do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado)

FOTOS HISTÓRICAS DA APAE

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE: 13/09/1985
Dr. Cid, seu filho Francisco Eugênio Soares Borges e Pe Pedro Paulo Garcia
Dom Carlos Alberto Navarro. Dona Judith Arantes do Nascimento e Aloisio Tinoco


Inauguração do 2º. Pavilhão em 1988




Festa Junina em 1983


Natal. 1983

Desfile Escolar 1987




Dr. Cid Bastos e o ex-prefeito Paulo Portugal






A APAE, HOJE



Sala de aula da Escola Municipal Benemérito Dr. Cid Bastos Borges 
Foto: Luana Farnese






   Fotos: José Nilo (APAE)
Odontologia


Fonoaudiologia

 

Fisioterapia

Teste da Orelhinha com avaliação Neuropsicomotora

Teste do Pezinho


Psicólogo

Turma de deficientes visuais. No primeiro plano, a professora Graça trabalhando o Soroban (instrumento para cálculo) com o assistido Otávio

Laboratório de informática




                       Centro Hidroterápico


Hidroterapia

Cipriano Vidal, educador físico e um dos primeiros voluntários da APAE


Atividade aquática com o professor de Educação Física, Cipriano Vidal, ensinando o assistido João Otávio a boiar




Transporte adaptado e o motorista Deusdeti Firmino


Libras para deficientes auditivos

Fisioterapia respiratória

Assistidos incluídos no mercado de trabalho




                    Área interna da escola


Ana Cristina Pereira e a cantina da APAE, com exposição de artesanato produzido pelos alunos e pais



Quadra poliesportiva pode ser alugada para aniversários, casamentos e formaturas


Oficina de marcenaria 


     

GRÁFICAPAE: 022-38311715
Paulo César Rosa da Silva, impressor gráfico 
Joacir Oliveira da Silva, auxiliar, e Ângela Maria Rangel Ferrini, gerente comercial da GRÁFICAPAE

 Decoração da  recepção do auditório





Auditório para 100 pessoas 

Telas dos assistidos constituem acervo fixado no auditório

Auditório para palestras, treinamentos e reuniões pode ser alugado



Faça uma visita à APAE: 8 às 12h e 13 às 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário