quarta-feira, 27 de junho de 2018

TUDO PRONTO PARA A TRADICIONAL FESTA DO INHAME






O distrito de Ponte de Zinco, no interior de Trajano de Moraes, fará no próximo fim de semana a 6ª Festa do Inhame. O evento contará com exposições de produtos e pratos típicos, apresentação de artesanato local, barracas, apresentação de quadrilha e shows durante os três dias de festa. Ponte de Zinco é considerada na região, um dos maiores produtores de inhame. A festa tem apoio e incentivo da prefeitura de Trajano de Moraes através das secretarias municipais, e realização dos produtores rurais de Ponte de Zinco, Associação de pequenos produtores rurais de Maria Mendonça. 

Segundo o prefeito Rodrigo Viana, a festa objetiva durante os três dias, a promoção dos produtos e a qualificação com conhecimento dos cultivadores do legume. “Estamos juntos com os produtores, a fim de desenvolver a produção do inhame no município. O cultivo na região de Trajano de Moraes é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. Do inhame tem grande aproveitamento, até as sobras são reaproveitadas para alimentação dos animais e replante”, disse.

A festa começa no dia 29 com a abertura oficial e às 21h show com a banda Reluz. Já no sábado (30), o dia começa com a implantação do projeto Agita Social. Ainda no local parque de diversões paras as crianças. Por volta das 14h, será feita a Campanha do Agasalho, e às 19h concurso da princesa da festa. “A festa vai ficar bem animada. Foi pensada de uma forma que todos curtam. No mesmo dia às 20h, haverá concurso do prato típico da festa. Teremos também às 21h concurso da garota do inhame e às 22h show com Kemilly Cardoso”, contou.

De acordo com Claudia Fagundes – uma das organizadoras, o produto é uma das principais fontes de renda das famílias que compõem o distrito. “Trazido da África para o Brasil pelos portugueses, o inhame foi um dos principais produtos agrícolas cultivados na região. O inhame produzido em Ponte de Zinco e região é considerado especial pelo sabor mais acentuado e pela cremosidade. Durante os dias de festa, os moradores prepararam inúmeras receitas tendo o inhame como ingrediente principal, como poderá ser conferido durante a festa”, ressaltou Cláudia Fagundes.

No domingo (1), a agitação vai começar cedo e já tem hora marcada, ou seja, às 9h é esperada uma cavalgada. Por volta das 13h à festa será aberta para recreação, e às 14h é previsto a chegada da cavalgada. O encerramento ficará por conta às 15h do show da banda Tchê Malucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário