sábado, 30 de junho de 2018

MOMENTO HISTÓRICO: BOM JESUS GANHARÁ SUA 3ª LIRA NO DIA 5 DE AGOSTO


Maestro Áureo Fiori aceitou o desafio de fundar a 3ª lira de nosso município


O consagrado maestro Áureo Fiori nasceu no distrito de Rosal, no dia 7/12/1933. Filho de Walter Fiori e Zenith Nunes Fiori, desenvolveu suas habilidades para a música a partir da Lira 14 de Julho, quando iniciou a aprender a tocar tambor e tarol, aos 7 anos de idade.

Áureo nasceu em uma família de músicos e artistas. Seu pai, Walter Fiori, era flautista e fazia dupla com o ex-prefeito Gauthier Figueiredo, que tocava violino, em apresentações sociais e em cultos da Igreja Presbiteriana de Rosal. Seu avô paterno, Elpídio Fiori, era poeta. Seu avô materno, Anselmo Nunes, comandava uma conceituada banda de música em Rosal.

Em 1961, Áureo mudou-se para Bom Jesus, após ser nomeado pelo governador Celso Peçanha para trabalhar como mecânico no DER.

Ele teve três professores de música: o professor Sebastião Gomes Filho, apelidado de "Fio Bernardo", o professor Sebastião Ferreira, conhecido como "Bastião", e Ezequiel Tito de Almeida, seu tio "Tuca".

Áureo foi maestro da Lira Operária Bonjesuense por mais de 22 anos. Depois, comandou a Banda do Colégio Rio Branco, a Fanfarra do Colégio Estadual Padre Mello, a Banda do Colégio Zélia Gisner, todas de nosso município; em seguida, dirigiu a Banda do Colégio Antônio Honório, de Bom Jesus do Norte (ES), a Banda 26 de Julho, de Apiacá (ES), as Bandas Therezinha Juliana e 19 de Março, de São José do Calçado (ES), e a Banda do Colégio Ari Parreira, de Laje do Muriaé (RJ).

Trata-se, portanto, de um ícone da cultura musical de nosso município, merecedor de todas as honrarias.


Maestro Áureo Fiori à frente da Lira Operária Bonjesuense

Áureo Fiori comandou a Fanfarra do Colégio Estadual Padre Mello

Áureo Fiori dirigiu a Banda do Colégio Rio Branco, em São José do Calçado (ES)


Mesmo adoentado, aos 84 anos de idade, aceitou, no dia 12 de agosto do ano passado, com ímpeto juvenil, o desafio proposto pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira: fundar uma lira no distrito de Calheiros, onde está sediada a entidade. Esta iniciativa teve pronta acolhida do jornal O Norte Fluminense, que doou os primeiros instrumentos musicais, e da Escola Municipalizada Cel. Luiz Vieira de Rezende, dirigida por Samia de Oliveira Linhares.

As entidades decidiram, então, dar o nome de Maestro Áureo Fiori à nova corporação, como justa homenagem a quem tanto fez e faz pela cultura musical de nosso município.

Neste empreendimento, o consagrado maestro Cely Tinoco, da Lira 14 de Julho, passou a apoiar Áureo Fiori na formação dos jovens músicos de Calheiros, ministrando aulas gratuitas, semanalmente.

Segundo Áureo, "a música é como matemática, se não enfrentar, não consegue. É como uma pessoa que lê um texto sem fazer pontuação. Procuro ensinar ao aluno a expressão musical, a sentir a música. São duas aulas por semana, aqui em Calheiros. Para mim, preparar uma lira, em tão pouco tempo, foi um grande desafio, mas aceitei, porque amo a música e acredito que, com o esforço e a dedicação, é possível realizarmos coisas inimagináveis, como é o caso dessa lira."

Num gesto de grandeza que é marca das melhores tradições rosalenses, a Lira 14 de Julho, de Rosal, deliberou em dar todo o apoio à novel corporação calheirense, o que é motivo de encantamento e entusiasmo, que compõem o momento cultural presente de nosso município.

No próximo dia 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a primeira apresentação, em público, da Lira Calheirense Maestro Áureo Fiori. 

Será um momento histórico que mostrará que a união de ideais e de amor pela cultura é capaz de vencer todas as crises e todos os desalentos.


A primeira aula de música na Escola Municipalizada Cel. Luiz Vieira de Rezende, no dia 18 de agosto de 2017

No dia 11 de novembro de 2017, o educandário fez festa para receber os primeiros instrumentos doados pelo jornal O Norte Fluminense

Cely Tinoco, maestro da Lira 14 de Julho, de Rosal, está apoiando Áureo Fiori na preparação dos jovens músicos de Calheiros
A Lira 14 de Julho, de Rosal, que completará 96 anos de existência, apoia a Lira Calheirense Maestro Áureo Fiori










Um comentário:

  1. Parabéns por esta iniciativa tão importante para a preservação e estímulo à cultura!!!

    ResponderExcluir