terça-feira, 26 de junho de 2018

CARLOS GARDEL: "COMO É QUE EU VOU CANTAR PALAVRAS QUE NÃO ENTENDO, FRASES QUE NÃO SINTO?"




Gardel color.jpg
Carlos Gardel: dúvida sobre o local de nascimento



Carlos Gardel, o maior cantor de tango argentino da história, foi compositor, intérprete e ator. Graças a ele, o tango foi divulgado pelo mundo, sendo personalidade das mais queridas no país portenho. Curiosamente, contudo, ele não nasceu na Argentina. Para uns, ele teria nascido no Uruguai. Outros sustentam, contudo, que seu torrão natal foi a França, no dia 11 de dezembro de 1890. 

Trata-se do mesmo fenômeno que ocorre com Carmen Miranda, que é uma das figuras mais representativas do Brasil, mas nasceu em Portugal.

Ele gravou 800 músicas em 20 anos de carreira. Em uma entrevista à rádio americana NBC, em 1934, indagou:

«Como é que eu vou cantar palavras que não entendo, frases que não sinto? Existe algo em mim que vibra ao som das palavras que são familiares, que estão profundamente arraigadas no mais íntimo do meu ser; palavras que aprendi em minha infância, que têm o significado de coisas muito nossas, impossíveis de transmitir. Meu idioma, senhores, é o espanhol… ou melhor ainda, o portenho. A pergunta “¿Me quieres?” não contém para mim a emoção que carrega a mesma pergunta portenha “¿Me querés?” Eu só sei cantar em criollo!» (À rádio americana NBC sobre a sugestão de cantar em espanhol neutro, 1934)

"El dia que me quieras" é uma das canções mais conhecidas em todo o mundo. Roberto Carlos gravou-a, com grande sucesso.

.


El dia que me quieras

Carlos Gardel e Alfredo Le Pera

Acaricia mi ensueño
El suave murmullo de tu suspirar
Como rie la vida
Si tus ojos negros me quierem mirar
Y si es mio el amparo
De tu risa leve, es como un cantar
Ella aquieta mi herida
Todo, todo se olvida

El día que me quieras
La rosa que engalana
Se vestirá de fiesta 
Con su mejor color
Al viento las campanas
Dirán que ya eres mia
Y locas las fontanas
Se contarán tu amor

La noche que me quieras
Desde el azul del cielo
Las estrellas celosas
Nos mirarán pasar

Y un rayo misterioso
Hará nido en tu pelo
Luciérnaga curiosa
Que verá que eres mi consuelo

La noche que me quieras
Desde el azul del cielo
Las estrellas celosas
Nos mirarán pasar
Y un rayo misterioso
Hará nido em tu pelo
Luciérnaga curiosa
Que verá que eres mi consuelo

El Día que me Quieras (1935, USA) - Carlos Gardel


"Por una Cabeza" foi outro estrondoso sucesso mundial:




O cantor brasileiro Orlando Silva fez grande êxito, por sua vez, com a música "Carlos Gardel":





Carlos Gardel faleceu no dia 24 de junho de 1935, em um acidente de avião, mas se tornou um mito. Seus fãs costumam dizer que "ele canta cada dia melhor".


Um comentário:

  1. Quanta recordação guardada no coração , hoje não temos mais essas lindas canções que nos enebriava de emoções . Tempo feliz de minha juventude

    ResponderExcluir