segunda-feira, 11 de junho de 2018

Municípios do Noroeste participam de Fórum sobre Desburocratização na ALERJ


Sebrae e Jucerja mostraram a importância da adesão ao Regin para impulsionar o crescimento dos municípios


O coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, e o analista Jorge Luiz Gomes dos Santos participaram do evento “Simplificar para crescer: como a desburocratização impulsiona novos negócios”, que aconteceu na última quarta, 06 de junho, na Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O debate foi promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado e teve por objetivo mostrar os avanços obtidos com a implantação do Sistema de Registro Integrado - Regin.
A equipe do Sebrae acompanhou uma comitiva com representantes de cinco municípios do Noroeste: Itaperuna, Varre-Sai, Natividade, Pádua e Miracema. No evento, foi ressaltado como as ações do poder público em prol da desburocratização dos serviços – principalmente à adesão ao sistema de emissão de alvarás on-line através do Regin, está impulsionando o crescimento econômico dos municípios.
 “Parece simples desburocratizar, mas não é. O Brasil ocupa o número 158 no ranking que mede as facilidades de se fazer negócio. Ou seja, há muito que se avançar nesse quesito, mas no Rio de Janeiro, apesar da crise, alguns municípios estão adotando iniciativas inovadoras que merecem ser conhecidas e replicadas. Não há desenvolvimento social sem desenvolvimento econômico”, disse o deputado Wanderson Nogueira, que presidiu o Fórum.
Para o presidente da Junta Comercial do Estado, Luiz Paranhos, o evento foi importante para prestar contas e mostrar tudo o que está sendo feito para simplificar os procedimentos, facilitando a vida dos empreendedores.  “A Jucerja continua sua cruzada em prol da desburocratização e desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”, disse Paranhos.
O coordenador regional do Sebrae destacou a importância da presença dos agentes de desenvolvimento e demais representantes das prefeituras do Noroeste no evento. “O Sebrae/RJ está sempre de braços abertos para ajudar os municípios da região a implantar políticas públicas focadas na desburocratização. Além de aderir ao sistema Regin, as prefeituras podem desenvolver outras ações para estimular o crescimento dos pequenos negócios, como regulamentar o tratamento jurídico diferenciado às micro e pequenas empresas e aumentar o percentual de compras com os negócios locais”, explica Nelson Rocha Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário