sexta-feira, 22 de junho de 2018

O Museu da Emigração Açoriana em Ribeira Grande (arquipélago dos Açores)



Museu da Emigração Açoriana

O Museu da Emigração Açoriana nasceu da vontade de alguns emigrantes que durante os anos 90 do século XX instigaram a Câmara Municipal da Ribeira Grande para que fosse criado um espaço que pudesse lembrar e mostrar a história da emigração açoriana de milhares de açorianos que partiram em busca de uma vida melhor.
Após a doação de muitas dezenas de objetos oferecidos a esta edilidade por parte do ex-presidente do Governo Regional dos Açores, João Bosco Mota Amaral, a fim de fazer parte do espólio do futuro Museu da Emigração Açoriana, a elaboração, conceção e construção do Museu da Emigração Açoriana ficou mais perto de um final de concretização, o que viria a acontecer no ano de 2005 a 9 setembro.
A primeira exposição esteve a cargo de José Almeida e Mello, ficando em exposição o espólio da sua família, emigrante nos Estados Unidos da Améria no século XIX e que fez parte do Museu da Emigração Açoriana durante oito meses desde a sua inauguração.
A partir deste momento, o Museu da Emigração tem vindo a concretizar um projeto próprio com uma exposição permanente onde permite aos visitantes uma visão geral sobre as razões e destinos da nossa diáspora açoriana, entre tantas outras temáticas.
Em 2015, ano em que se celebram 10 anos de Museu da Emigração Açoriana, este espaço mostra ao público uma renovação museológica, fruto da investigação que a equipa liderada por Rui Faria tem feito ao longo dos anos e que mostra a todos os visitantes uma visão geral sobre esta grande história da enorme História dos Açores, a emigração açoriana.
O Museu da Emigração Açoriana tem ao dispor de todos os visitantes um sítio na internet onde podem ser pesquisados diferentes formas da história e investigação desta temática da emigração açoriana, como é o caso das fichas de emigrante ou os requerimentos de emigrante do século XIX.
O Museu da Emigração Açoriana é um espaço de visita para todos os interessados nesta parte importante da história geral dos Açores, a emigração açoriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário