quinta-feira, 28 de junho de 2018

PIANISTA BONJESUENSE SE DESTACA COMO COMPOSITOR


NOITE DE GALA COM PIANISTA BONJESUENSE






O pianista bonjesuense José Luiz Duarte, conhecido como Zé Luiz, promoveu, há dois anos, uma noite de gala no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), lançando seu 1º cd nominado "Piano Solo", com seis músicas de sua autoria - uma dedicada a sua terra natal intitulada "Bom Jesus" - e duas de autoria de Adilio Silveira.


O concerto incluiu a interpretação de duas músicas de Antônio Carlos Jobim ("Luiza" e "Eu sei que vou te amar"), uma de Cartola ("As rosas não falam") e um pout pourri de canções de Roberto Carlos.

A vinda do pianista bonjesuense teve a articulação da Escola de Música JEMAJ Musical, através de sua diretora, Anizia Maria Pimentel, com o ECLB, que é dirigido pelas irmãs Paula Bastos (foto abaixo) e Claudia Bastos.

Zé Duarte nasceu no dia 03/07/1946 e estudou o ginásio no antigo Colégio Rio Branco. Ele aprendeu música com o professor Sebastião Ferreira, conhecido como maestro Bastião, que comandava a Lira Operária Bonjesuense. 

Na época, ele falou de si: "Eu tinha 4 anos e acompanhava minha irmã mais velha nas aulas de música com o maestro Bastião, da Lira Operária. Ocorre que quando ele cantava as notas, eu repetia imediatamente.Ele esteve, então, com meus pais, José Duarte Vieira e Izani Moreira Duarte, e disse que eu tinha todas as condições para ser um músicoNa década de 1950, o acordeon era o instrumento musical mais tocado, uma vez que havia dificuldade com o transporte dos pianos. Assim, aprendi a tocar o instrumento. Posteriormente, mestre Bastião sugeriu que eu tocasse clarineta, mas não me adaptei a ela.  Passei, então, a tocar sax alto. Quando eu era adolescente fui para Niterói e passei a tocar este instrumento em uma banda. Quando o pianista desta banda se retirou, passei a substitui-lo. Desde então, nunca mais deixei de tocar piano, que é minha vida. Na África, toquei em Moçambique para um público de mais de 800 pessoas, em 1973. Em 1976, fiz uma turnê na Europa,tocando em Paris e em Amsterdan. Quando me perguntam de onde eu sou, digo que resido em Niterói, mas sou nascido em Bom Jesus do Itabapoana. Nunca esqueço de minha terra natal e uma das músicas que compus, dediquei a Bom Jesus. Fiz questão, inclusive, de lançar meu cd aqui. Sinto-me contente em estar em Bom Jesus e espero retornar várias vezes. Agradeço a todos que se esforçaram por trazer-me ao ECLB para este recital, em especial à Escola de Música JEMAJ Musical, através de sua diretora Anizia Maria Pimentel".  

Zé Luiz é mais um orgulho de Bom Jesus do Itabapoana!

 

 

  
 
  






Rafael Guedes Bazzarella: a nova revelação do piano em Bom Jesus, com sua irmã Fernanda e os pais Nachara Elissa e Marcus Bazzarella


                    Encontro e diálogo de gerações.  Rafael Bazzarella: - Você toca demais! Zé Duarte: - Você vai ser melhor que eu!


  
Zé Luís, a diretora da Escola de Música JEMAJ, Anízia Maria, e a nova geração de pianistas de Bom Jesus

2 comentários: