domingo, 24 de junho de 2018

CARABUÇU: ENTRE A GRANDEZA E BURACOS




Buracos na pista da ponte estreita são umas das grandes preocupações dos moradores 


Não se sabe o motivo pelo qual mudaram, no passado, o nome da comunidade de Liberdade para Carabuçu, que, segundo uma fonte, significaria "uma espécie de arma pequena". O fato é que se trata de um distrito de forte tradição política, econômica e cultural.

Foi ali que nasceu o Cel. Alfredo Ribeiro Portugal, que foi vereador por Itaperuna, entre os anos de 1927 e 1929, e prefeito de nosso município entre 1947 e 1951.

O distrito conta, ainda, com o ILAC (Instituto de Letras e Artes de Carabuçu), o que revela a pujança cultural da comunidade.


Busto do Cel. Alfredo Ribeiro Portugal na Praça Antônio Guimarães

Passeio Público Vereador Aureliano Pereira de Azevedo é o point de Carabuçu






Instituto de Letras e Artes de Carabuçu




                                                           


Fazenda do Jacó é um dos patrimônios históricos de Carabuçu

Há cerca de 28 anos, o então governador Moreira Franco fixou o asfalto na rodovia RJ-230, que vai da cidade até o distrito campista de Santo Eduardo.

A alegria daquele momento contrasta, contudo, com a situação do asfalto da referida rodovia e do trecho que liga a mesma até Carabuçu.

Nossa reportagem esteve nesta comunidade e constatou que a reclamação é unânime sobre a pavimentação. Um dos moradores teme por acidentes e mortes por ocasião da festa do distrito que ocorrerá em julho: "A situação é crítica, principalmente na altura da ponte, pois, além de buracos, a mesma é estreita".

Motoristas afirmam que seus veículos são avariados constantemente, em decorrência dos inúmeros buracos ao longo da pista.

Carabuçu vive, portanto, um dilema, entre sua grandeza e os buracos de sua pista principal.








Igreja de Santo Antônio










Um comentário:

  1. Sou um Carabucense ausente e recentemente tive o prazer de visitar meu irmão Leandro que mora na vila. Porém os buracos acabaram com um dos pneus do carro e lá se foram R$ 499,00 de prejuizo.
    Roberto Soares de Assis

    ResponderExcluir