sábado, 16 de junho de 2018

Centro Educacional Batista visitou o Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira


Resultado de imagem para memorial governadores roberto e badger silveira

O Centro Educacional Batista visitou, neste sábado, o Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, localizado no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, após articulação com a diretora do Memorial, Cintia de Oliveira Nunes dos Santos.

Neste local, morou o casal Boanerges Borges da Silveira e Maria do Carmo Silveira (Biluca). Ali, nasceram cinco irmãos: os ex-mandatários, Zequinha Silveira, que foi deputado federal pelo estado do Paraná, Dinah e Maria da Penha.

Boanerges Borges da Silveira, a esposa Maria do Carmo Silveira (Biluca) e os filhos Badger, Dinah, José e Roberto. Foto de 1925

O Memorial foi inaugurado no dia 7 de agosto de 2016 com a presença de diversas personalidades, entre as quais: Ismélia Silveira, viúva de Roberto Silveira, sua filha Dora Silveira e Mariam Saad Salma, sua irmã; Badger Teixeira da Silveia Filho, Cristina Silveira, filhos de Badger Silveira e Renée Ferraoiolo Silveira, e Luana Silveira Teixeira, neta de Badger Silveira; Marilu Silveira Bueno, filha de Dinah Silveira Teixeira; Wilma Teixeira Martins Coutinho, que trabalhou nos Gabinetes dos ex-Governadores; Sandra das Graças Monteiro e Maria Lúcia Rutter Mattos, amigas da família de Badger Silveira; Maurício Alcântara Guimarães, cinematografista oficial dos governos Roberto e Badger Silveira e sua esposa Sandra Maria Araújo da Fonseca; e Luitgarde Cavalcante, Doutora em Ciências Sociais e Pós-Doutorada em Antropologia e Ciências das Letras, professora aposentada da UFRJ e UERJ.

A direção, professores e alunos do educandário foram recebidos por Georgina dos Santos, presidente da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, pelo vice-presidente Eraldo Saloto Rezende e pelo conselheiro André Luiz de Oliveira.

Além do Memorial, os visitantes conheceram a Mina D'Água e repetiram o gesto que Roberto Silveira fazia quando visitava o Sítio Rio Preto: bebia água em folha de inhame rosa, costume que ele aprendeu com seu pai Boanerges, quando passaram a residir na Fazenda São Tomé.

Posteriormente, conheceram a Mina d'Água Neneco e realizaram um piquenique.

No próximo dia 5 de agosto (domingo), a Associação programou a inauguração, na localidade de Calheiros, da Praça OS TRÊS IRMÃOS SILVEIRA: GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA E DEPUTADO FEDERAL ZEQUINHA SILVEIRA.

























































Um dos olhos d'água do Sítio Rio Preto


Resultado de imagem para memorial governadores roberto e badger silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário