sexta-feira, 8 de junho de 2018

Raul Travassos analisa tela histórica que homenageou Padre Mello e Bom Jesus



Obra da artista plástica Fânia Ramos, de Rio Novo (MG), tem encantado todos que visitam a exposição "Padre Mello, um Gênio da Civilização e da Cultura", no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos)


A artista plástica Fânia Ramos Araújo, de Rio Novo (MG), mesmo município de onde saiu José Antônio da Silva Neném em 1842, ou seja, há 176 anos, para desbravar Bom Jesus do Itabapoana, brindou nosso município, por ocasião do mês de Padre Mello, com uma exuberante e histórica tela, pintada com tinta a óleo, com 2,55m por 1,65m. 

A pintura impressiona pelo preciosismo dos detalhes e cores. 

Fânia Ramos é graduada em Educação Artística pelo Centro Universitário Metodista Bennet, em Arte Terapia em Educação e Saúde pela Universidade Cãndido Mendes (RJ) e em História da Arte e Arquitetura no Brasil, pela Universidade Pontifícia Católica (PUC).

Padre Mello era um apreciador de obras de arte. Segundo o jornal A Voz do Povo, de 1933, ele fixou várias obras na Igreja Matriz, entre as quais uma que representava o Batismo de Cristo, do jovem artista plástico bonjesuense David Figueiredo Salles.


Jornal A Voz do Povo, de 1933: Padre Mello fixou várias obras de arte na Igreja Matriz, inclusive "o Batismo de Cristo", do jovem artista plástico bonjesuense David Figueiredo Salles



A obra foi apresentada pela primeira vez na "NOITE PARA PADRE MELLO", no dia 20 de abril, evento organizado pelo ILA (Instituto de Letras e Arte dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo), dirigido pela Dra. Nìsia Campos.


Raul Travassos: a obra de Fânia Ramos Araújo é "mais um instrumento importante para o resgate da vida e obra do pároco açoriano".

O genial artista plástico Raul Travassos, que participou, como cenógrafo da Rede Globo de Televisão, em mais de cinquenta novelas, entre as quais, "O Semideus" de Janete Clair, e diversos musicais e minisséries, além de ter sido premiado por sete vezes, pela revista Contigo!, com o troféu de melhor cenógrafo, fez importante análise da tela da artista mineira:


"Gostei da obra.
A ideia da contemplação de Padre Mello me agradou.
Padre Mello está numa gruta, numa cova, como se fosse São Jerônimo.
Nossa Sra de Lourdes apareceu a Santa Bernadete em uma gruta. Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três pastorinhos na Cova de Iria.
A Igreja foi retratada na tela ficando  do lado esquerdo de Pe. Mello, ou seja, do lado do seu coração.
Padre Mello ora por sua Igreja, certamente não pela obra física, mas pela comunidade bonjesuense.
A impressão é que a artista retratou Padre Mello como se ele estivesse no céu. Considero a obra, portanto, como mais um instrumento importante para o resgate da vida e obra do pároco açoriano.
Gostaria de registrar que em toda a missa na Igreja Matriz, eu olho para o local onde se encontram os restos mortais de Padre Mello. 
Pode-se sentir que Padre Mello está sempre presente no nosso meio!"


      Padre Vicente Osmar, o Grupo Musical Amantes da Arte e outros, em "UMA NOITE PARA PADRE MELLO", e a tela da artista plástica Fânia Ramos Araújo, no ECLB



O Centro Dom Bosco do Rio de Janeiro, representado por Chris Tonietto, Jonathan Santana, Anna Carolina Papa e Priscilla Da Matta, em companhia do Centro São Josemaria, de Bom Jesus, visitaram o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) no dia 17 de maio


Resultado de imagem para fania ramos onortefluminense
Obra da artista plástica Fânia Ramos Araújo se encontra na contracapa da 2ª edição do livro "Obras Selecionadas de Padre Mello", editado pela Editora O Norte Fluminense, especialmente para o mês de Padre Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário