segunda-feira, 18 de junho de 2018

ENCERRAMENTO DO CURSO PRÁTICO DE MODELAGEM EM BARRO NO CCMB



Texto e fotos enviados pelo CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé/RJ)



O tear da vida se encarrega de tecer todos os encontros, todos os acontecimentos.
 O que chamam de coincidência tem outro significado para mim: Providência de Deus!
Deus de surpresas, que direciona a nossa caminhada!


No dia 08 de junho, concluímos com êxito mais um Curso Prático de Modelagem em Barro. Uma parceria do CCMB – Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ), com o Ateliê K Entre Nós Artes, de Farol de São Tomé, de Campos dos Goytacazes (RJ). As aulas foram ministradas pelo Mestre Daniel de Lima. Ocorreu ainda Aula de Produção com lindas peças, confeccionadas pela aluna e artesã Maria de Fátima.

Ao mesmo tempo em que ocorria a última aula do Curso, alunas do 9º Ano do CIEP 343, realizavam pesquisa sobre o Festival do Arroz com orientação da diretora do CCMB, Maria Beatriz. As alunas tiveram a oportunidade de saber um pouco mais desta festa tradicional. Ficaram surpresas em saber que as primeiras tigelinhas de barro, que fazem parte dessa história, dos primeiros Festivais, eram trabalhadas pelos alunos da época. Presenciaram ainda a aula de encerramento do Curso de Modelagem em Barro, tendo assim uma visão concreta em relação à pesquisa. Para completar este momento, estava também presente a pedagoga Venina Aparecida da Rocha Freitas, Rainha do Festival do Arroz no ano de 1980.

 “Foram momentos de muitas emoções, não só para as alunas, mas principalmente para mim, que a cada informação que eu passava para elas o Universo conspirava a favor, nos fazendo crer na importância de saber e informar sobre a nossa história. Assim, mostramos que estamos no caminho certo, uma vez que a cerâmica faz parte desta trajetória, cultura herdada dos ancestrais indígenas, que um dia habitaram em nossa terra, consagrando assim, a cerâmica como o nosso primeiro artesanato por volta de 1840. Sentimo-nos honrados e gratos por poder colaborar com a história do nosso Município e valorizar os nossos artistas", finalizou a diretora do CCMB, Maria Beatriz.

Sinceros agradecimentos ao Mestre Daniel de Lima, por colaborar com o enriquecimento da nossa história e do nosso artesanato!

Informamos ainda, que estamos com inscrições abertas para novas turmas: 

- Nova turma para o Curso Prático de Modelagem em Barro;
- Nova turma para o Curso de bonecas em argila;
- Curso de papel machê;
- Aula Produção para os alunos que já se encontram aptos a produzir peças para comercialização.

Previsto para realização dos cursos na primeira semana de julho. Vagas limitadas!

Mais informações através dos contatos: e-mail: centroculturalmariabeatriz@gmail.com
Celular: (22) 996142995


















4 comentários:

  1. Parabéns por mais esta vitória!
    Besos Gis

    ResponderExcluir
  2. Que lindo.!!!! Parabéns Maria Beatriz pelo belo projeto.
    trabalhos lindíssimos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Alguns dos trabalhos expostos são realmente magníficos!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS Maria Beatriz e a todos que participam dos projetos, desenvolvidos por você! Se todos se dispusessem a se doar um pouco em favor do bem comum, o mundo, certamente teria uma outra configuração! Você é uma idealista! Meus aplausos!
    Lindas peças de cerâmica!
    Grande abraço!
    Rita

    ResponderExcluir