segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O 9º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS EM LAJE DO MURIAÉ (RJ)

Do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ)


O Circuito Cultural Arte Ente Povos aconteceu em Laje do Muriaé, organizado pelo CCMB – Centro Cultural Maria Beatriz, entre os dias 18 de agosto a 21 de agosto e contou com os seguintes apoios: Encontros Latino Americanos, CIEP 343, Secretaria Municipal de Turismo, Ateliê K Entre Nós Artes, Rádio Mais, Jornal O Norte Fluminense, Mocidade Independente da Chácara do Cruzeiro, e Churrasquinho do Davi.

A abertura ocorreu no dia 19 de agosto, com a 12ª Feira de Livros da Biblioteca Comunitária Esperança do CCMB e a 12ª Exposição de artesanatos dos artesãos lajenses, apresentação de Dança das Flores com a bailarina Dilma Yára e apresentação do Documentário Folias e Charolas de São Sebastião, um documentário realizado pela Secretaria Municipal de Mutum (MG), através da produtora executiva Rócio Salazar e direção de Phillip Johnston em parceria com o Circuito Cultural Arte Entre Povos.

Prosseguimos nos dias 20 e 21 de agosto, com grandiosas apresentações encantando o público presente: Grupo de Teatro 0800, com a peça “Memórias de Emília”, uma adaptação da obra de Monteiro Lobato, Grupo de Flautas Gotas da Esperança, Grupo de Teatro Cia Arte e Conflito de Itaperuna com a peça Pangeia, musical com alunos do professor Valmir, Dança Cigana com Dilma Yára, os músicos lajenses  Zé Cinco (voz) e José Wilson Bastos (violão)  apresentaram  2 sambas de autoria de Romero Garcia, também lajense, escritos em homenagem a emancipação do município (“ Cidade Menina”) e em homenagem aos fundadores (“Os  3 Josés”), finalizando com uma maravilhosa seresta que emocionou a todos. O encerramento da 9º edição do Circuito Cultural ficou por conta do Grupo de Teatro Lagente que fechou o evento com belíssima apresentação com a peça O Atendente.

OFICINAS

As oficinas de tear, turbantes, pintura, cerâmica, cinema e dança, ocorreram no CIEP 343 e na EMAP– Escola Municipal Ary Parreiras.

OS OFICINEIROS FORAM OS SEGUINTES:

Francisco Rivero – Artista Plástico Cubano: Pintura mural no CIEP 343, contou com participação dos alunos.
Phillip Johnston – Cineasta (Rio de Janeiro): Oficina de cinema no CIEP 343- contando história com o celular.
Dylma Yara – Professora de Dança (Região dos Lagos): oficina de dança cigana no CIEP 343 e na EMAP – Escola Municipal Ary Parreiras.
Davi da Silva – Mestre em cerâmica (Pernambuco): Oficina de cerâmica na EMAP – Escola Municipal Ary Parreiras.
Elisangela Costa – artesã (Recife, atualmente reside em Campos dos Goytacazes): Oficinas de turbantes na EMAP – Escola Municipal Ary Parreiras.
Elisa Marques – artesã (Itaperuna): Oficina de tear na EMAP – Escola Municipal Ary Parreiras.


QUEM SONHA E QUEM FAZ

Por Francisco Rivero

Com a luz do trabalho nas artes, os oficineiros do  9º Circuito Cultural Arte Entre Povos das etapas Nordeste e Sudeste  percorreram cada município participante em um diálogo de conhecimentos e saberes.

Nesta edição, as pinturas murais tiveram uma agradável acolhida e recepção pelos moradores locais dos 5 municípios da etapa Sudeste. Sua permanência se torna uma marca que registra a presença e o espírito fundacional do Circuito Cultural Artes Entre Povos.



Município de Cachoeiro de Itapemirim (ES)


AGRADECIMENTOS: Sinceros agradecimentos a nossa equipe de trabalho, aos artistas/circuiteiros, as Escolas que nos receberam com comprometimento e carinho, a todos os nossos parceiros e colaboradores, o meu agradecimento especial ao idealizador do Circuito Cultural Arte Entre Povos, Dr. Gino Bastos, por
nos confiar essa tarefa. Obrigada!

Nota: O CCMB - Centro Cultural Maria Beatriz organiza nacionalmente o Circuito Cultural Arte Entre Povos de modo idealista, sem qualquer objetivo financeiro.

Gratidão!




   












Nenhum comentário:

Postar um comentário