domingo, 16 de setembro de 2018

2a. Festa Cultural Italiana revela a Resistência Cultural em Bom Jesus do Itabapoana


Um olhar distante sobre nosso município se manifesta surpreso com a quantidade de eventos culturais de qualidade que têm acontecido continuamente por aqui.

Uma análise orgânica, contudo, constatará que na alma bonjesuense há uma veia histórica de inconformismo com as imposições que tentam violentar nossos valores.

No 20 de junho de 1892, por exemplo, bonjesuenses insatisfeitos com a perda de nossa autonomia, proclamaram, por conta própria, a nossa nova emancipação, nomeando prefeito, vereadores e assinando atos administrativos.

Os movimentos culturais que se somam a cada momento em nosso município devem ser interpretados também pela ótica do inconformismo com as imposições da cultura de massa, resultado de uma indústria cultural que objetiva atingir a maioria das populações, no mundo, com interesse essencialmente comercial. São alienantes, portanto, em sua natureza.

A 2ª Festa Culural Italiana, organizada pela Paróquia Pessoal Senhor Bom Jesus Crucificado e Imaculado Coração de Maria, na Praça Octacílio Moraes Borges, conhecida como Praça da Bíblia, pode ser analisada também por esse prisma.

Restabelecendo a memória das famílias italianas desbravadoras do nosso município, o evento dá importante contribuição para o resgate dos valores que sempre permearam nossa sociedade, fortalecendo-a e apontando para novos horizontes baseados em nossa própria realidade.

Outros eventos dessa natureza estão previstos para o nosso município, até o fim do ano, a demonstrar a pujança de nosso povo, assim como a esperança para os novos tempos que se almejam construir por aqui.













































Praça Octacílio Moraes Borges é conhecida como Praça da Bíblia


Um comentário:

  1. Bom Jesus.esta de parabéns por essa iniciativa , levar a cultura e a interação entre os povos . Italia./Brasil ;muito.lindo

    ResponderExcluir