terça-feira, 4 de setembro de 2018

As brincadeiras da Vida


                             Joel Boechat


                                Cantinho
                                                                                 das minhas poesias e devaneios


                                                                           Lembra?
                                                                           Não fazes favor nenhum
                                                                           em gostar de alguém...
                                                                          Nem eu, nem eu, nem eu
                                                                           De minha vida fizeste brinquedo                                                                       
                                                                          Alguém fez da tua, um também...

Da minha vida, fizeste uma brincadeira
Mas a vida que não é nenhum  brinquedo
Só a quem lhe convém, da tua vida,  querida
Fez brincadeira também...

Era a deusa querida, a razão do meu sonhar
Era o verso lindo que eu compunha
Com os tempos do Verbo Amar
Um verde mar de sonhos,  no verde do  teu olhar
Era a Lua Cheia de prata, na noite feita para  amar...

A Santa coberta de flores no meu altar e andores
Com  quem  costumava caminhar
Foi a primeira e única Santa que entronizei nesse altar

Um dia veio o ciume, terrível mal de amor
Tristeza, lágrimas,  queixumes,
Flores sem perfume,  perfumes  sem nenhum fragrância
Solidão, em só  um coração, um coração de  criança

Mas se o amor causou sofrimento e dor,
Pior, bem pior foi a ilusão da minha  perfumada flor
Que a ninguém mais provocou ciúmes
Pois perdeu todo seu perfume e, das cores
todo  fulgor...

Procurou  outro  brinquedo
E, nas brincadeiras da sua vida,  que não chegaram a ser
Os seus melhores  brinquedos
Foi brinquedos de outro alguém

Não brinque mais, minha  querida,
Com certos brinquedos da vida

Pode ser que sua vida,  que não é só brinquedo,
Seja mais de um  brinquedo,  de um alguém
Para outro alguém.
A vida não é um brinquedo
Somente a quem lhe convém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário