quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O aniversário de Raul Travassos, o gênio de nossa cultura


Resultado de imagem para raul travassos onortefluminense
Raul Travassos é um gênio de nossa cultura e orgulho de Bom Jesus do Itabapoana


Raul Travassos fez aniversário no dia 24 de setembro. 

Cenógrafo de mais de 60 (sessenta) novelas da TV Globo, é um gênio de nossa cultura e orgulho de Bom Jesus do Itabapoana. Ao final, reproduzimos sua biografia extraída da Wikipedia, na internet.

O Norte Fluminense parabeniza Raul, desejando-lhe muitos anos de vida!


Biografia

Raul Travassos do Carmo é um cenógrafo, restaurador, músico e artista plástico brasileiro. Nasceu em Itaperuna, Rio de Janeiro, no dia 24 de setembro de 1949. Fez seus estudos fundamentais em Bom Jesus do ItabapoanaRio de Janeiro. Formou-se em música (piano) pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro e graduou-se em medicina especializando-se em Psiquiatria, pela Universidade Federal Fluminense de Niterói. Tornou-se cenógrafo da Rede Globo de Televisão,[1]no Rio de Janeiro em novembro de 1973, participando na novela O Semideus de Janete Clair. Além de mais de cinquenta novelas (como Terra Nostra,[2] Roque SanteiroEsperançaO Clone, …), participou de "Casos Especiais", musicais e minisséries. Seu nome está nos créditos da série "Grandes Nomes": Elis Regina Carvalho CostaLuís Gonzaga do Nascimento JúniorRita Lee Jones e Paulinho da Viola. Das oito vezes que a revista Contigo! [3] premiou o melhor cenógrafo do ano, Raul Travassos recebeu por sete vezes o troféu de melhor cenografia.
Travassos foi Secretário Municipal de Turismo e Cultura em Bom Jesus do Itabapoana, RJ (1992-1995). Instituiu no calendário da cidade a Feira da Providência, que é realizada até os dias de hoje e os recursos angariados são destinados as obras sociais da Igreja.
Convidado pelo Prefeito de Bom Jesus do Itabapoana Roberto Elias "Tatu", Travassos assumiu, em 01/01/2017, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Cultura e Urbanismo. A principal rua do centro do município de Natividade, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro leva o nome de seu avô materno Dr. Raul Travassos da Rosa.
Católico fervoroso, construiu, com recursos próprios, uma capela em Bom Jesus do Itabapoana em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.[4]

Carreira

Na televisão (como cenógrafo)

Música

Raul Travassos defende sua canção

Ainda jovem, Travassos participou do II Festival Estudantil da Música Popular Brasileira de Miracema - RJ (1970) e foi o vencedor do festival com a música “Apostasia”.
Era uma composição futurista, tida como, rebuscada. Trazia um título que muita gente até hoje não sabe o que significa.
A própria apresentação da canção já era um modernidade: luzes apagadas, com slides que eram projetados na fumaça. As imagens alternavam fotos do teto da Capela Sistina (um monumental afresco de Michelangelo realizado entre os anos de 1508 e 1512), imagens da Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda) e do Fórum Romano.

Referências

Ligações externas


Raul Travassos com seu filho Christian, a nora Cecília e os netos Gabriela e Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário