Uma vitória, que pode ser considerada histórica para a cidadania bonjesuense, foi concretizada 4 (quatro) anos após uma solicitação feita pelo cidadão André Luiz de Oliveira ao Ministério Público Estadual, requerendo atuação para promover o tombamento do prédio histórico do Aero Clube.
Transformado no Inquérito Civil nº 186/14, o Ministério Público acolheu a solicitação apresentada e promoveu diligências que culminaram com a aceitação por parte da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana em promover o tombamento do prédio, o que fez com que o Ministério Público promovesse o arquivamento do feito.
A irresignação de André Luiz de Oliveira ocorreu a partir da aquisição do prédio do Aero Clube através de leilão originado de dívida trabalhista, e da notícia de que o imóvel seria demolido, o que faria com que parte da história de nosso município tivesse perda irreparável.
Em 2014, O Norte Fluminense já alertava sob o risco da demolição de nosso patrimônio cultural, como notícia que consta a seguir.
O AERO CLUBE SERÁ DEMOLIDO
O AERO CLUBE SERÁ DEMOLIDO SE BOM JESUS DO ITABAPOANA NÃO SE MOBILIZAR
Vejam dois casos recentes relativos a prédios que integravam nosso patrimônio cultural, localizados na rua Buarque de Nazareth:
ANTES
|
. |
DEPOIS
ANTES
DEPOIS
ANTES
E DEPOIS ?
TOMBAMENTO DO AERO CLUBE JÁ!PELA PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL! Um pouco da história do Aero ClubeO Aero Clube teve o início de suas atividades no dia 1o. de maio de 1942. Na ocasião, ele passou a funcionar em uma casa alugada localizada na rua Gonçalves da Silva, onde, mais tarde, foi instalado o Grupo Escolar Pereira Passos.Posteriormente, com a aquisição de um prédio na Praça Amália Teixeira Chalhoub, ali foi instalada sua sede definitiva. Desde então, todas as atividades relevantes da sociedade bonjesuense passaram a ser desenvolvidas no Aero Clube. Artistas de renome nacional se apresentaram em seu palco, como Nelson Gonçalves, Jamelão, Celi Campelo, Virgínia Lane, Carlos José, Orquestra Tabajara e Orquestra Severino Araújo, entre outros.Em seu salão ocorreram festas de reveillon e de carnaval, festas do Olympico FC e do Ordem e Progresso FC, festas de formatura, bailes de coroação da Rainha da Festa de Agosto, bailes da saudade e bailes de debutantes.O G. R. E.S. do Uruçu e o Bloco do Barra Pesada se apresentavam na quadra do clube, onde ocorriam festas juninas. Apuração dos votos e visitas de governadores também ocorriam em seu salão. O Aero Clube constitui um patrimônio histórico e cultural de Bom Jesus do Itabapoana e, por este motivo, tem de ser preservado. (Fontes de pesquisa: Livro de atas do Aero Clube e Ercília Borges do Carmo)
A determinação da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana em promover o tombamento do prédio do Aero Clube revela, por outro lado, o comprometimento dos gestores pela preservação de nosso patrimônio cultural.
Nosso município dá exemplo, portanto, ao país, que sempre valerá a pena o exercício da cidadania na luta por justiça.
|
Parabéns pela iniciativa, AndréLuiz de Oliveira! Exemplo para todos da importância de se preservar nosso patrimônio histórico e cultural!
ResponderExcluirParabéns André.
ResponderExcluir