quinta-feira, 27 de junho de 2019

Emoção marca a inauguração do Supermercado Rezende & Portugal

Emoção na inauguração do Supermercado Rezende & Portugal: funcionários aplaudiram a chegada dos primeiros clientes

A inauguração do Supermercado Rezende & Portugal, no dia de hoje, constituiu um marco em nosso município. 

Ao suceder o Supermercado Varejão, que fez história na região, o novo empreendimento continua a saga de José Bastos Borges, que em 1941, estabeleceu uma mercearia em parceria com Orlando Bastos Borges, na rua 24 de feveiro. Posteriormente, com a cisão da sociedade, José migrou para o centro da cidade. Sua esposa, Esther, juntamente com os seus descendentes, estabeleceram então os Supermercados Varejão, que geraram desenvolvimento econômico na região.


O Supermercado Rezende & Portugal mantém 68 empregos na unidade inaugurada. A força da empresa sobressai, contudo, da quantidade total de empregos gerados em Bom Jesus: 176, além de cerca de 80 empregos indiretos, decorrentes dos serviços nos pastos.


A firma é composta por Leonardo Borges Rezende, sua esposa 

Cecília Portugal Manhães de Rezende e seu irmão Luciano Borges Rezende.
Leonardo e Luciano são netos de Luiz de Rezende Bastos e Maria José Carvalho de Rezende. 

Luiz de Rezende foi próspero comerciante de café, promovia o beneficiamento de café, a moagem de milho, assim como explorava uma granja de suínos, que tinha sido criada por seu pai, Breno Vieira de Rezende, uma tradição de cerca de cem anos.



Leonardo e Luciano são descendentes do Cel. Luiz Vieira de Rezende, que foi o segundo prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, por ocasião da primeira emancipação, ocorrida em 25 de dezembro de 1890. São descendentes, também, do Alferes Francisco da Silva Pinto e da Dª Francisca de Paula Figueiredo.

Cecília Portugal Manhães de Rezende, médica pediátrica, por sua vez, é filha de Pedro Manhães e Elza Portugal. Ela é bisneta do Cel Alfredo Portugal, ex-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana.

Vê-se, assim, a força da tradição da bonjesuense neste empreendimento, conhecido como o Supermercado da Família Bonjesuense.

Há 3 anos, a firma estabeleceu um frigorífico e, no ano passado, inaugurou um supermercado na Fazenda Barro Branco. 

Foi Leonardo quem teve a ideia de estabelecer um frigorífico e, a partir daí, o negócio expandiu até este momento histórico.


A primeira cliente que entrou no Supermercado Rezende & Portugal foi Isabel da Silva Rezende, nascida em Bom Jesus no dia 29.7.1953. "Estou alegre e feliz, pois eu tinha ficado triste quando o Varejão fechou".  Casada com João Francisco Crisóstomo Rezende, possui a filha Bruna da Silva Crisóstomo Rezende e a neta Anne Helena Ferreira Rezende. 

O prefeito municipal Roberto Elias Figueiredo Salim esteve presente ao evento e disse que "este é um exemplo de coragem, de sagacidade desses jovens empreendedores, que, diante da difícil situação do país, fazem a coisa acontecer". Deve-se registrar que o próprio prefeito traz consigo, também, a força da tradição, especialmente através da família Figueiredo, pontuada, entre tantos membros ilustres, com seu bisavô Gauthier Figueiredo, prefeito desenvolvimentista de nosso município por duas oportunidades.


Os padres Rogério Cabral Caetano, de Varre-Sai, e Vicente Coelho abençoaram o supermercado. Os empresários Emilson Ferreira Veiga e Guilherme Alonso Coroa Veiga, do Supermercado Aeroporto, de Itaperuna, estiveram presente prestigiando a inauguração.


Pode-se dizer que a inauguração do Supermercado Rezende & Portugal constitui o amálgama das forças do passado e do presente, apontando para a construção de um futuro de superação de desafios e de prosperidade, dentro da melhor tradição bonjesuense.



O proprietário Leonardo Rezende e seu  primo Guido Rezende são descendentes do Cel. Luiz Vieira de Rezende



Guilherme Alonso Coroa Veiga e seu pai Emilson Ferreira Veiga, do  Supermercado Aeroporto, de Itaperuna, vieram prestigiar o amigo Leonardo Rezende


Cecília Portugal Manhães de Rezende
Luciano Borges de Rezende

Isabela, de 1 ano, com a mãe, Daniela Portugal, irmã da proprietária do Supermercado


Prefeito Roberto Elias Figueiredo Salim: "este é um exemplo de coragem, de sagacidade desses jovens empreendedores, que, diante da difícil situação do país, fazem a coisa acontecer"


 
 Padre Rodrigo Mello abençoou o supermercado




A PRIMEIRA CLIENTE DO SUPERMERCADO REZENDE & PORTUGAL


Isabel da Silva Rezende foi a primeira cliente a entrar no supermercado

Isabel da Silva Rezende aguardando a abertura do supermercado



OUTRAS FOTOS

































































Prédio do Supermercado Rezende & Portugal

Famílias Tradicionais: Luiz de Rezende Bastos e Maria José Carvalho de Rezende


Do livro "Resgatando o Passado", de Helton de Oliveira Almeida e João Batista Ferreira Borges, Almeida Artes Gráficas, 2000
OBS.: Com colaboração de Antônio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário