segunda-feira, 17 de junho de 2019

Os 120 anos da chegada de Padre Mello e o Memorial do Imigrante


Padre Mello chegou em Bom Jesus do Itabapoana no dia 18 de junho de 1899



Há exatos 120 anos, em 18 de junho de 1899, chegava a Bom Jesus do Itabapoana Padre Antônio Francisco de Mello, o Padre Mello, um gênio açoriano, nascido na ilha de São Miguel, que semeou em nosso solo uma elevada cultura humanística.

Após cinco anos de atividades pastorais em Sapucaia(RJ) -  desde quando chegou ao Brasil - veio para nosso município e, ao chegar na localidade capixaba de Apiacá, que se chamava, na época, Antonio Caetano, ali pernoitou, antes de vir a Bom Jesus.


Padre Mello pernoitou em Apiacá, que se chamava Antonio Caetano, antes de chegar a Bom Jesus

Antonio Caetano de Meneses deu início ao surgimento de Apiacá

Antonio Caetano de Meneses foi quem deu início ao surgimento de Apiacá, comprando a Fazenda Boa Vista. Sua esposa, Georgina May de Meneses, posteriormente, mandou construir a Igreja de Sant'Ana e doou propriedades, expandindo a comunidade.

Há mais de seis anos, por outro lado, um membro da família Seródio, oriunda da mesma ilha de São Miguel - o médico Nino Moreira Seródio - vem desenvolvendo, na rodovia Bom Jesus-Apiacá, um grande projeto: o "Memorial do Imigrante, Dos Açores ao Brasil, Uma História a Contar".

Não obstante o espaço pretenda reverenciar todos os imigrantes que se estabeleceram na região, está constituído, na maior parte, pelas referências à sua família, eis que é depositário de importante acervo sobre a mesma.

Memorial do Imigrante, na rodovia capixaba Bom Jesus-Apiacá, é obra do dr Nino Moreira Seródio, mais um gênio da família oriunda da Ilha de São Miguel (Açores), onde nasceu Padre Mello


No Memorial,  podem ser encontradas coleções particulares e preciosidades que o médico cedeu ao Memorial, que é repleto de ricos detalhes.

Dr Nino realizou um importante trabalho de pesquisa sobre sua família. No Memorial, há documentos a partir de seu pentavô, Manoel Vieira, casado com Paula Correia, nascido no dia 14 de junho de 1764, na ilha de São Miguel.

A sala Joaquim Moreira, seu avô materno, é um setor dedicado à família Moreira.

Há um espaço dedicado ao seu irmão Jacinto, falecido há poucos anos, onde se vê sua coleção de DVDs. "Aqui vai ser um local propício para a degustação de vinhos e para assistir vídeos", assinala.

Há a Sala da Academia, com poesias do Dr. Ayrthon Borges Seródio, fundador da Academia Bonjesuense de Letras, onde os membros poderão se reunir para encontros literários.

Há, ainda, a sala médica, em homenagem ao festejado dr José Vieira Seródio, e aos "30 médicos da família, discípulos de Hipócrates".

Dr Nino estabeleceu também um setor dedicado à Lira Operária Bonjesuense. "No próximo dia 06 de julho,  às 19h,  o Memorial do Imigrante, embora não tenha sido inaugurado oficialmente, antecipará uma homenagem aos 80 anos da 'Furiosa', que ocorrerá no dia 9 de julho, com um caldo verde", registra.

A Sala dos Brasões acolhe os emblemas dos países e famílias que se estabeleceram na região. 

O espaço para os namorados, contendo o belo soneto "Aqueles Olhos", do grande escritor bonjesuense Octacílio de Aquino, um dos mais brilhantes discípulos de Padre Mello, é outra pérola do Memorial.

             Aqueles Olhos...


                Octacílio de Aquino


Aqueles olhos me disseram mais
Do que as palavras que ela me dissesse...
Dentro daquelas órbitas parece
Que há um turbilhão de coisas imortais...

Aqueles olhos me rezaram a prece
E me ensinaram as pompas rituais
Do amor que, antecipando madrigais,
Aos primeiros olhares aparece...

Aqueles olhos são, na dona deles,
Como as cruzes serenas de uma ermida:
Eu gosto dela porque creio neles...

Ah! Se eu pudesse conseguir, Senhor,
Aqueles olhos para a minha vida,
Aqueles olhos para o meu amor!
Uma capela, com arte de Raul Travassos,  outro gênio de nossa cultura, receberá o nome de Mãe de Deus, em memória da capela da ilha de São Miguel de mesmo nome, onde seus antepassados frequentaram.

No Memorial, pode ser encontrados, também, artesanato dos Açores, onde o dr Nino esteve por três vezes.

Um parque para crianças já foi estabelecido no interior da área, assim como uma área que lembra uma vila.

Pode-se encontrar no espaço livre do Memorial uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima e uma réplica da roda d'água, em memória da célebre poesia de Iracema Seródio. 

Roda D'água ( Paisagem de Pirapetinga)

      Iracema Seródio Boechat

Barulho de comportas marulhantes,
Pingos d'água orvalhando a ramaria,
É tua faina, diária, ofegante,
Na jornada sem par de cada dia.

E a água cai sonora, deslumbrante,
Em meio às flores em policromia.
Como és feliz, assim, cantarolante!
Na jornada sem par de cada dia.

E se despede o dia. E a noite chega.
E do meu leito embalo a nostalgia.
Cessa a jornada igual de cada dia.

Cessa a jornada. O fim do dia é mudo.
E assim ficamos quietas de repente:
Só as lágrimas caem do olhar da gente...

Um setor do Memorial recordará o período em que o dr Nino Seródio foi vice-prefeito de Carlos Borges Garcia, em Bom Jesus do Itabapoana, entre 1997 a 2000.

No local, estão previstos a instalação de uma lanchonete e de banheiros para receber visitantes.

Um salão para encontros e festas está sendo construído. Uma piscina já foi concluída. Em breve, dr Nino pretende construir chalés, estabelecendo também uma pousada, que dinamizará economicamente a região.

Dr Nino Seródio exerceu a medicina no município de Apiacá por 10 anos. Há 20 anos, exerce a profissão em Cachoeiro de Itapemirim(ES).

Com sua monumental obra, segue a tradição açoriana, que  fixou, no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, o precioso Museu da Imagem, no dia 2 de dezembro de 1993, através de outro notável médico e um dos maiores escritores do país, dr. Norberto Seródio Boechat, que contou com o apoio de seus irmãos Maria Lúcia Seródio Boechat e dr Agostinho Seródio Boechat, outro admirável médico humanitário.

Padre Mello engrandeceu Bom Jesus do Itabapoana, quando aqui chegou há 120 anos. Da mesma forma, a família Seródio, e, em especial, os médicos, cujo lema pode ser traduzido assim: um grande médico do corpo tem de ser também um grande médico da alma.










































Drr Nino Seródio: mais um gênio da família Seródio, oriunda da ilha de São Miguel



Padre Mello e a família Seródio


Memorial do Imigrante: uma pérola do Sul Capixaba e Noroeste Fluminense




Nenhum comentário:

Postar um comentário