PLANTAÇÃO DE CAFÉ

Padre Mello

À primeira vista parece sem importância o modo de dispor na terra alguns tipos de plantas, mas até não seria temerário dizer que a inobservância de alguns pormenores reduz a esperada produção, não só quanto a sua quantidade mas também na qualidade.
Por esse motivo, é aconselhável estabelecer regras para a disposição do alinhamento das mudas no espaço disponível, guardando a distância necessária entre elas. A inobservância dessa regra influi, com certeza, no resultado da colheita, deixando de aproveitar convenientemente esse grande capital que se chama terra cultivável, por isto chamo a atenção dos meus leitores para a necessidade desse cuidado.
Mas afinal, o que têm de fato as boas condições da terra com os modos da plantação? Não faltará quem formule esta pergunta, e para dizer a verdade nem sei quem estaria isento de fazê-la, e como quer que seja dificilmente vemos por aí um cafezal, por exemplo cujo alinhamento de suas árvores esteja no mesmo sentido em que descem as águas.
Compreendem os amigos leitores que me refiro aos cafezais plantados nos morros e encostas, em especial quando são muito íngremes, o que é bastante comum.
É de lamentar que os nossos antepassados não previssem os desastrosos efeitos desse erro, e que os modernos lavradores ainda não tenham refletido sobre essa falha técnica, no sentido de corrigi-la. Mas como fazê-lo? É simples, não mais do que traçar as linhas do cafezal obliquamente à direção do sentido natural das águas da chuva, o que não é difícil apurar, bastando para isto não perder de vista o rumo observado na sua plantação.
Naturalmente, a plantação é feita de baixo para cima. O plantador coloca-se na base do morro, e procura determinar os pontos iniciais das carreiras das covas em que plantará as mudas. Depois, partindo de cada ponto encontrado, olha para o alto do declive e calcula a direção das linhas perpendiculares à base. Ora, como esse sentido perpendicular é o mesmo em que correm as águas pluviais, o que precisa ele não esquecer?
Simplesmente dirigir o olhar para a direita ou a esquerda e dar à linha em que vai fazer a plantação uma obliquidade ou inclinação suficiente para atravessar, de dez em dez metros mais ou menos, as ruas do cafezal.
Tal obliquidade, a meu ver, facilita o trabalho da capina e do arruamento, que precede a colheita, seja porque a subida é menos íngreme, seja pelo fato de o trabalhador segurar a enxada na posição oblíqua à sua frente. Experimente o leitor a fazer isto e comprovará que assim deve ser. Mas que mal resulta da coincidência da linha do café com a da descida das águas pluviais?
É enorme, muito maior do que parece à primeira vista, senão vejamos:
1 - os filetes de água, encontrando passagem livre nas ruas do cafezal, que inconscientemente lhes foram preparadas, precipitam-se por elas com tanto mais velocidade quanto mais engrossam e mais distantes ficam de sua origem;
2 - em sua passagem, às vezes vertiginosa, as águas vão arrastando à flor da terra o húmus tão necessário para a vida do cafezal;
3- devido à sua velocidade, não penetram na crosta terrestre, pelo menos o suficiente para beneficiar as raízes do cafezal;
4- vão engrossar outras correntes, e estas aumentam o volume dos córregos e ribeirões que por sua vez enchem os rios, levando-os até a arrasar casas e devastar cidades;
5- o húmus precioso que roubaram do cafezal, quando não foi absorvido nos vales ou nas vargens, que dele talvez não precisem, acabam o conduzindo ao mar, que precisa ainda menos.
Quando a chuva, como dádiva do céu, bafeja as nossas terras, em suas visitas que demoram até dois ou três dias, o lavrador preso no domicílio exclama alegre e satisfeito: "Que beleza, como está contente o meu cafezal com esta riqueza que nos vem dos céus!" Coitado! Vai procurar e não encontra sequer dez centímetros de terra úmida.
Vejamos agora como evitar essa decepção. Em primeiro lugar, é necessário traçar as linhas do cafezal com aquela inclinação que já vimos. Depois, rebaixar o solo na parte de cima do pé de café, de modo que a água possa parar ali, sem ofender ou descobrir a raiz.
Pela obliquidade do eixo da rua cafeeira, as águas das chuvas têm de encontrar no seu percurso algum pé de café, de tantos em tantos metros, e se carregam húmus consigo, acabam deixando-o ali por perto, beneficiando a planta necessitada. Pela depressão que fora criada acima do café, ou melhor ainda se tiver sido feita uma pequena represa, aí se cavará o terreno em que a água restante pode desaparecer.
Dessa forma, as terras aproveitam muito melhor as águas das chuvas, que os cafezais assimilam pelas suas raízes, e o lavrador pode exclamar com toda razão: "Bendito seja Deus que nos enviou tão preciosa riqueza!"
Abril de 1943