sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A máquina de fotografia
......................................

   
                              Joel Boechat

Cantinho de
    Cordel das coisas antigas


    Fazendo limpeza no
    Quartinho das coisas
    Que foram  guardadas   
    Pra depois consertar

    Duas vezes por ano.
    Eu falava pra patroa
    Isto está uma bagunça
    Não tem nenhuma coisa
    Boa
    Me ajude a separar
 
    Quem não tinha um
    Quarto desses 
    Lá no fundo do quintal?
    Lembranças de São
    João e de um antigo
    Carnaval

    Tem muitas tralhas
    Que são guardadas
    Que não são mais
    Necessárias
    Revistas de novelas
    Com foto de artistas 

    Edições
    Especiais de Jornal
    E um monte de velhas
    Revistas

    Roupas velhas de
    Jeans que ficaram
    Fora de moda
    Muito cafona
    Com as pregas mais
    Esticadas que
    fole de  sanfona
    Que foram os tcham
    Algum dia

    Encontrei também
    A velha  máquina
    De fotografia

   Lá no cantinho
   engradado de cerveja
  A primeiras edição
  Da enciclopedia Globo
  E uma revistas do
  Amigo da Onça
  Que antecedeu a
  Revista Veja

   Belas fotos eu tirei
   Com Minha Saudosa
   Kodak...

   Tirei foto da mamãe
   Com seu maiô
   Catalina...

    Papai no seu novo
    Kadilac
    Beberrão de Gasolina

    Tirei foto do meu Rádio
    Teansglobe Philco
     Do meu radinho de duas
     Pilhas
     Foto do aniversário da
     Vizinha e suas duas
     filhas

     Como ela era bacana
     Tirei foto da minha
      Prima.
      Fazendo pose de
      Artista nas
      Areias  da praia de
      Copacabana

      Para revelar as fotos
      Esperava uma semana

      Às vezes, algumas
      Decepções...
      O rolo de filme Fuji
      De 24 exposições
      Só seis fotos saíam
      Nas suas revelações

     Bati duas fotos do
     Meu Primeiro carro.
     Um Gordini...
     O apelido dele era
     Leite Glória,
     Gostoso de se beber

     O meu carro de
     Saudosa história
     O famoso leite Glória
     Que desmanchava
     sem bater

     Achei dois vidros
     De  Regulador Xavier
     Que mamãe usou mais
     De uma vez
     Numero  1. para
     Excesso
     Número  2. para
     Escassez

    Alguns envelopes
    De Instestina, Alka
    Seltzer, Cafiaspirina

    Guaraina e sal
    De Uvas Picot
    Alguns casacos velhos
    Um suéter de tricô
    Que pertenceu ao
    Meu avô

   Joguei a maioria fora
   Só guardei umas fotos
   De minha irmã quando
   Era menina
   Viajaria  num Maria
   Fumaça
   Na gare da Barão de
   Mauá
   Estação da Leopoldina

   O resto das tralhas
   Ferros velhos e um
   Rachado Bandolim
   Livros que estavam
   Numa prateleira
   À disposição das
  Traças e dos cupins

  Só não me desfiz da
  Marina de fotografia 
  Presente de meus
  18 anos
  Que ganhei de uma
  Saudosa tia

   Quem não teve uma
   Máquina de fotografia
   Não foi feliz
   Eu sim
   Fui feliz algum dia! 

   Quando a Kodak
   E o programa da
   Xuxa ja existia .

Um comentário: