segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Brincando com o vovô
..................................
                             Joel Boechat

Cantinho do
           Meu quintal de menino ...

Diz que criança não pode
se lembrar ?
Eu era bem pequeno e,
como se fosse agora,
guardo bem na memória
o que vou lhe contar

Só conheci um vô...
O outro, mamãe dizia
que morava lá no céu...
Sonhei que brincava
com ele...
Tava fazendo sol e usava
um grande chapéu

Perguntei para esse vô...
Que barulhinho gostoso
é esse vô ?...
É dum carro de boi, né?

Oh, olha só vô!
O homi chamando o
boi de "formoso"

Tocando nele com uma
vara na mão...
Todo vaidoso...
O outro boi nem se
importou... Ué?...
O boi se entorta todo
e muda de direção,
É por causa do  chofer
que o carro de boi
ficou  nessa situação?

Como é  gostoso vovô
Compra um  desses
Pra mim?

Meu carro vai ser o
mais alegre e engraçado
Pra parar os meus bois,
vou inventar,
pra o carro parar,
sem escorregar,
um freio só de capim

Engraçada também
vai ser minha estrada, vovô

Não tem começo nem
fim
Um diz que ela vai lá,
mas não vai...
Eu digo que nela vou
lá, mas não vou...

A estrada...
pra quem vem...
Diz que começa, onde
termina...  E aí, vovô...

Pra  quem vem de cá,
parece que ela  termina
onde devia começá...

Dormi deitado no chão
Me lembro...
Mamãe com uma colher
de pau...
Daquelas de  mexer angu
enxugando o rosto com
as costas  da mão

Vem cá pra lavar esse
rosto,  menino...
Tu tá sujo pra chuchu...
Tá sonhando com o
Bicho papão
ou com o Jeca Tatu?

Não mamãe, sonhei
com o vovô de
Pirapetinga...
Barbinha  branca...
Me estendia a mão

Me dava um beijo
bem no rosto
Como era lindo esse
Vô...
Me disse que era
Júlio Augusto  Boechat

Era ele, mamãe,
o vô que eu...
não conheci?
Dono do casarão
que você me disse..
Foi ali que eu nasci?

Casarão onde moraram os avós  de  Joel Boechat, que tiveram 17 filhos, e onde nasceu Waldyra Boechat Lengruber, em 17/04/1906, mãe de Joel Boechat


                  Julio Augusto Boechat

Amélia Hortênsia Lemgeuber Boechat

Um comentário: