domingo, 25 de agosto de 2019

O Encontro da Silveirada foi histórico

A Silveirada em frente ao Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira

O histórico Encontro da Silveirada, como se costuma chamar a reunião de membros da família Silveira, teve início no dia 16 de agosto, com o evento "Uma Noite Para a Silveirada", no Memorial do Imigrante, na rodovia Bom Jesus-Apiacá. 

Aos membros da família Silveira de Bom Jesus, se juntou a seguinte ilustre comitiva:José Roberto Ferraiolo Silveira,
Arthur Felippe Rodrigues Silveira,
Ana Maria Ferraiolo da Silveira,
Maria Cristina Silveira da Rocha,
José Luiz Ferraiolo da Silveira,
Maria Lucia Rutter Mattos, 
Maria Felisberta,
Wilma Martins Teixeira Coutinho,
Giuseppe Braille,
Marilu Silveira Bueno,
Caio Milhomem da Silveira,
Ana Caroline Milhomem da Silveira,
Badger Teixeira da Silveira, 
Carmem Lúcia Alves Walter,
Liara William Gonçalves, Lilia William Gonçalves
Mária José Teixeira de Siqueira e Oliveira e suas duas filhas Andrea e Rosane, Gael Jardim Alves de Souza
André Felipe Rocha da Silveira,
Maria Luiza Silveira e Lucas Silveira


Na oportunidade, dr Nino Seródio, idealizador do Memorial, entregou aos membros da família Silveira e agregados uma flâmula do município de Açores, de onde vieram os Silveira. Foram apresentados, ainda, banners com fotos da Silveirada, seguido de um jantar.

No dia 17, às 9h, na Tenda Cultural Elcio Xavier, ocorreu o concorrido lançamento dos livros "Governar em tempos difíceis. 1964. Memórias de Badger", contendo textos datilografados pelo ex-governador, e que foram encontrados no acervo da viúva do Desembargador Jorge Loretti, e "Vidas e História. Crônicas de uma Família", de Ana Maria Silveira, filha do ex-mandatário.


No dia 18  de agosto, aconteceu o  encerramento do Grande Encontro da Silveirada. No Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, localizado no Sítio Rio Preto, foi servido um café rural, pela manhã, seguido da entrega de certificados de participação pela família de Neneco, que foi amigo de infância dos ex-governadores.

Prosseguindo, ocorreu a visitação ao Memorial, que completou três anos de fundação, no dia 7 de agosto,  assim como a outros locais, no sítio, de interesse histórico.

No 2º distrito de Calheiros, a Silveirada visitou a Praça Três Irmãos: Governadores Roberto e Badger e Deputado Federal Zequinha Silveira, fundada no ano passado pela Associação, e conheceu a história do "Padre Negro", assim como a escultura em homenagem ao Padre João Mendes Ribeiro confeccionada pelo consagrado escultor carioca Valdieri Martin.

A comitiva seguiu, então, até à Fazenda Itaguaçu e foi recebida pelo empresário e proprietário José Adilson e família, onde foi servido um delicioso almoço na inauguração do restaurante, seguida de visitação à Cachoeira da Fumaça. O empresário promove, no local, um empreendimento que trará turistas qualificados para a região, gerando renda e empregos. 


Todo esse movimento histórico foi compartilhado com muita emoção por parte da família Silveira e convidados, que tiveram o privilégio de participar desse momento memorável.

A despedida foi cercada pelo sentimento de que o trabalho de resgate da epopeia da família Silveira é tarefa de cada um que tenha o coração da Silveirada.


Viva a Silveirada!


 Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira







José Roberto Ferraiolo Silveira





     Ana Maria Silveira autografou os livros de Memórias de seu pai e o de Crônicas da sua autoria, na Tenda Cultural Elcio Xavier





   A Silveirada no lançamento dos livros 
         


Wilma Martins Teixeira Coutinho, Cristina Silveira e Zezé Teixeira, no Memorial do Imigrante

Ana Maria Silveira e a Silveirada receberam do dr Nino Seródio,  no Memorial do Imigrante,  flâmula da Candelária Madalena, de onde veio a família Silveira, no Arquipélago dos Açores



O café da manhã da Silveirada no Sítio Rio Preto






A Praça Três Irmãos, em Calheiros

Almoço na Fazenda Itaguaçu

Marilu Silveira Bueno

Badger Silveira Filho e a Cachoeira da Fumaça
     A Silveirada: o casal Boanerges Borges da Silveira e Maria do Carmo Teixeira Silveira, a Biluca, e os filhos Dinah, Roberto, Badger, Zequinha e Maria da Penha Silveira


Fonte: O Norte Fluminense  e o blog do Jailton da Penha. Fotos: André Luiz de Oliveira e Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário