domingo, 25 de agosto de 2019

A Tenda Imortalizada de Elcio Xavier


Elcio Xavier: um dos grandes poetas do país participou de um Bate-papo histórico


Se uma tenda pode ser entendida como uma barraca desmontável, a Tenda Cultural Elcio Xavier, estabelecida na Praça Governador Portela, por ocasião da Festa de Agosto, pode ser compreendida, pelas dimensões de sua repercussão, como uma uma Tenda Imortalizada.


A escolha do Secretário de Cultura,  Turismo e Urbanismo, Bob Flávio, e  do prefeito Roberto Tatu do nome do prestigioso poeta, com 99 anos de idade, não poderia ter sido mais adequada. Com efeito, Elcio Xavier é um bonjesuense considerado um dos grandes poetas do país.


Viúvo da saudosa professora Gedália Loureiro, filha de Mário Loureiro, coletor estadual de Bom Jesus do Norte (ES) e Maria da Conceição Loureiro, teve cinco filhos: Regina, psicóloga, Rogerio, funcionário da Petrobrás, Raquel, jornalista, Rosete, arquiteta, e Rita de Cássia, médica, com inúmeros netos e bisnetos.


No Bate-papo com Elaine Borges, Antonio Soares Borges e Gino Martins Borges Bastos, às 14h do dia 17/08, Elcio discorreu sobre a chegada da família Xavier à nossa região, no final do século XIX, e falou sobre o início da formação de Bom Jesus do Norte.

Segundo Elcio, o seu bisavô, Carlos de Aquino Xavier, mineiro de Mar da Espanha, se instalou em 1872 à margem esquerda do rio Itabapoana, em Bom Jesus do Norte (ES), estabelecendo a fazenda Jardim. Carlos teve 15 filhos, entre os quais a sua avó Baldina, que se casou com o seu primo Samuel, avô e filho de Júlio Aquino Xavier.


Elcio recordou que, em 1885, foi inaugurada a ponte de madeira sobre o rio Itabapoana, em que parte da mão de obra e todo o madeirame foi fornecido por Carlos Xavier.


Lembrou do tempo em que residiu na Serra do Tardin, com recordação especial do seu cavalo Ventania, perenizado em uma de suas poesias.

Recordou-se, ainda, da época em que estudou no Instituto Euclides da Cunha, em Bom Jesus, do professor Orlando Azevedo, ocasião em que aprendeu a manusear um prelo manual.

Sua saída de Bom Jesus ocorreu para prestar o serviço militar no Rio de Janeiro, aos 18 anos de idade, no Forte de Copacabana, ocasião em que despertou para o gosto pela literatura, sendo apresentado a escritores como Adonias Filho, Otávio de Faria e Lúcio Cardoso, entre outros. Não obstante isso, seu coração por aqui ficou, apaixonado pela "mais bela mulher que conheci", a sua futura esposa: Gedália.


Recordou-se de Delton de Mattos, outro grande escritor bonjesuense, e falou sobre as qualidades para se tornar um poeta.

Elcio se disse emocionado por duas ocasiões. Uma, quando observou a apresentação das crianças da Escola de Música JEMAJ Musical, comandadas por Anízia Maria Pimentel: "foi uma apresentação digna, que emociona, com as crianças apresentadas como elas são". A outra foi quando conheceu o Memorial do Imigrante, uma obra "de primeiro mundo".


O público também participou ativamente do Bate-papo, interrompendo o mestre com comentários e perguntas.


As inúmeras atividades culturais qualificadas, que ocorreram na Tenda Cultural Elcio Xavier, durante a Festa de Agosto, constituíram um todo harmônico, como se fosse uma grandiosa sinfonia de Beethoven.


Com Elcio Xavier, o ser incomum é descoberto, pelo público, com o brilho que sua própria imagem revela.


Elcio Xavier é um convite ao mundo para que também sejamos incomuns, como ele.





Bate-papo com Elcio Xavier foi concorrido


Elaine Borges, Antonio Soares Borges e Gino Martins Borges Bastos participaram do Bate-papo com Elcio Xavier








Elcio Xavier foi homenageado pelo Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio




BANDA REIVAX



Após o Bate-papo, a Banda Reivax (Xavier ao contrário), da família Xavier, apresentou um grande show, que encantou a todos. 

Deve ser ressaltada a música "Canção para o Pai Élcio", que contagiou o público. Ela foi composta pelo seu genro Valter Kisukuri, médico de São Paulo, casado com Rita de Cássia Loureiro Xavier, quando Elcio completou 97 anos. 


 O compositor assinalou, na época:            "música composta em comemoração aos 97 anos do nosso amado pai Élcio, pelo seu genro Valter Kisukuri e família".


Através da palavra e da música, a família Xavier dá provas de que a construção de um mundo diferente é possível!






              A tradicional BANDA REIVAX, da família Xavier, encantou o público da Tenda Cultural Elcio Xavier





3 comentários:

  1. Ficamos muito honrados com a homenagem prestada ao papai, que teve seu nome na Tenda Cultural.
    Agradecemos o carinho e a atenção de todos, em especial ao Dr. Gino Bastos.

    ResponderExcluir
  2. Foi emocionante essa homenagem. Fiquei muito feliz por estar presente nessa homenagem ao meu tio Élcio.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Merecido! Família muito querida!

    ResponderExcluir