sábado, 10 de agosto de 2019

Os 25 anos de saudade do Dr Cid Bastos Borges (Il)





Hoje, faz 25 anos de saudades do dr Cid Bastos Borges. Filho do casal Tonio Borges (Antonio de Oliveira Borges) e Carmita (Carmem Bastos Borges) teve os  irmãos Hélio, Fonsinho (Ildefonso), José e Orlando.

Estudou no Colégio Rio Branco (antes de ter ido para o Alto de Santa Rita), no Colégio Carvalho, em Niterói, e formou-se em Odontologia pela antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia de Niterói que seria encampada pela UFF (Universidade Federal Fluminense).

Esteve convocado na 2ª Guerra Mundial patrulhando as costas brasileiras na Região de Campos, desde a Foz do Rio Itabapoana até a foz do Rio Paraíba, no período de 1942-1945, tendo chegado ao posto de 2° Tenente, quando a guerra acabou.

Casou-se em 1950 com Margarida Maria Soares Borges, de família de Niterói, tendo 5 filhos: Carmem Lúcia, Maria José, Antonio, Francisco Eugênio e Maria Estefânia.

Foi jogador (considerado ótimo "center half") e Presidente do Ordem e Progresso Futebol Clube. Costumava se gabar de nunca haver perdido para o Olympico, em especial nas Festas de Agosto, quando vinha de Niterói jogar e, além de vencer, deixava sempre o seu golzinho...

Foi vereador no período entre 1955 e 1959. Era líder de sua família e dos amigos, onde todos procuravam conselho e orientação.

Foi presidente da Fundação Educacional de Bom Jesus, que fundou o Colégio Técnico Agrícola, que levaria o nome do irmão Ildefonso.

Muito religioso, participou ativamente da vida da Matriz do Senhor Bom Jesus como membro da Liga Católica, como Vicentino e Catequista na região rural ao lado de muitos companheiros.

Mas foi na APAE de Bom Jesus onde o consagrado cirurgião dentista se destacou, tornando-a referência nacional.

Foi graças a ele que a APAE conseguiu o terreno para construir a sede própria. Conseguiu, ainda, que seu amigo João Bousquet doasse um terreno localizado na rua São José do Calçado e outro localizado em área próxima onde funciona atualmente uma quadra de esportes,  piscina, auditório e uma gráfica.

A inauguração da sede própria ocorreu no dia 13/09/1985.

Dr. Cid vivia incansavelmente em favor da APAE. Grande dministrador, procurava passar segurança a todos os servidores. Quando um funcionário estava com problema, ele o chamava e dizia: 'vamos conversar!'. Era, portanto, um administrador sempre presente e ciente de que a APAE só iria prosperar se todos os funcionários estivessem se sentindo bem.

Seu legado, com o apoio de inúmeros colaboradores, é admirável.

Atualmente, são 289 pessoas atendidas pela instituição, oriundas das duas Bom Jesus, Apiacá e São José do Calçado. São 80 funcionários atuando na APAE, incluindo os professores da rede municipal. A entidade conta com profissionais qualificados, é referência na região, e já recebeu visitas de outros municípios para saberem como funciona uma APAE.  Trata-se de uma instituição que presta um serviço de extrema relevância, de efetivação de política pública de atendimento à pessoa com deficiência.

Na APAE, funciona a Escola Municipal Benemérito Dr. Cid Bastos Borges, que atende alunos da educação infantil, ensino fundamental e jovens e adultos.

Dr. Cid faleceu no dia 10 de agosto de 1994, aos 74 anos, mas deixou seu nome marcado para sempre na história da APAE e de Bom Jesus do Itabapoana.

(Com informações de Antonio Soares Borges e Maria Estefânia)


A criança Cid Bastos Borges

Em 1942, Dr Cid integrava a equipe do Ordem e Progresso, juntamente com Luciano Bastos e Abelino, pai de Aurílio e Alcir "Moleza", que também jogaram no time canarinho








             
Placa em homenagem ao dr. Cid Bastos Borges





Dr. Cid Bastos Borges dedicou sua vida à APAE, desde a fundação desta, ocorrida no dia 26/11/1978, até seu falecimento em 10 de agosto de 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário