sexta-feira, 2 de agosto de 2019

6. Pequeno Calheiros




Pequeno Calheiros

Autor: João Luiz Carreiro
Interpretação: J. Murilo (João Murilo de Oliveira Carreiro)






Meu pequeno Calheiros, minha terra aconchegante,
cercada de horizontes de um céu cor de anil,
 suas cachoeiras e rios são a minha vida, 
minha terra querida, pedacinho do Brasil...
e quando a distância se interpõe entre nós,
até mesmo a minha voz perde o tom e a harmonia,
 muitas terras têm palmeiras onde canta o sabiá, 
aqui, além disso tudo, tem muita alegria.

Terra de meus ancestrais, que era um ponto de tropeiros,
vindo do Rio de Janeiro, para Espírito Santo e Minas Gerais.
viu nascer Bom Jesus e Itaperuna, como num dueto,
quando seu nome ainda era Santo Antonio do Rio Preto.
Uma praga, aqui, quase dizimou,
mas o povo retornou,
com o espírito de aventureiros,
gente como a família Calheiros,
que acreditou e colonizou
e fez a nossa vila renascer.

Hoje, aqui tem muita história que não sai da memória
tem a praga do Padre Preto, a árvore criminosa e o forno indígena
mas a humanidade é tinhosa, o forno destruiu
e a árvore, cheia de história, teve que morrer.

Hoje impera a alegria, pois a tristeza sempre passa
Tem museu dos governadores Roberto e Badger Silveira
 tem Memorial do Padre João Mendes Ribeiro
 tem a festa do Padroeiro e a linda Cachoeira da Fumaça.



Monumento ao Padre João Mendes Ribeiro na Praça Três Irmãos

Resultado de imagem para forno indígena onortefluminense
Forno Indígena

Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira
                             Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário