segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Dr Nino Seródio: um gênio nos passos de Padre Mello

Dr Nino Moreira Seródio e família no Memorial do Imigrante

Pelos frutos, conhecereis a árvore, diz o ditado. E foi um dos grandes poetas do país, o bonjesuense Elcio Xavier, aos 99 anos, que disse ter  se emocionado muito, no dia 16 de agosto, ao conhecer o Memorial do Imigrante: "É fabuloso! É algo do Primeiro Mundo", exclamou o vate.

O autor dessa obra monumental,  Dr Nino Moreira Seródio, pode ser compreendido através da genialidade que segue a  tradição açoriana de Padre Mello, oriundo da mesma ilha de São Miguel, onde nasceram seus ancestrais. 

Dr Nino nasceu em 02/06/1964, em Itaperuna, filho caçula entre quatro irmãos: Joaquim Jacinto, Riva Maria e Pablo (in memória). Seus pais: Homero Vieira Seródio, contador e professor, Irene Moreira Seródio, professora. Seus avós maternos: Joaquim Dias Moreira e Jandira Lima Moreira. Bisavós maternos: Eugênio Moreira e Ermelinda Corrêa.

O bisavô, Eugênio Moreira, veio de Cantagalo e fixou residência em Vargem Alegre. Foi proprietário da fazenda Palha Branca e do casarão de 1870. O primeiro fordeco que chegou em Vargem Alegre foi dele. 

Avós paternos: Jacintho Vieira Seródio e Laudelina Frias Seródio."O vovô Jacintho foi comerciante e lavrador", assinala dr Nino. Os bisavós Joaquim Vieira Seródio e Maria da Conceição foram comerciantes.

Estudou no Jardim de Infância Roberto Silveira e Colégio Estadual Roberto Silveira.
O estudo no ginásio ocorreu no Colégio Estadual Padre Melo. O segundo grau foi cursado na Escola Técnica Federal de Campos.

Serviu  na  Marinha de Guerra do Brasil entre 1983-1984, recebendo Honra ao Mérito com distinção. 

Em 1986, foi aprovado em primeiro lugar na Faculdade de Medicina de Valença e, logo após, pediu transferência para Faculdade de Medicina de Campos dos Goitacazes.

Área de atuação: clínica médica, medicina intensiva, ginecologia e obstetrícia.
Foi o primeiro médico de família de Bom Jesus do Itabapoana - 1994.

Foi eleito vice-prefeito no período de 1997-2000 em Bom Jesus do Itabapoana, junto com o saudoso prefeito Carlos Garcia.

Casado em primeira núpcias com a Senhora Tamiris Boechat, teve os filhos Laura, médica pediatra, Nino, bacharel em Direito, e André, universitário.

Casado em segunda núpcias com a Senhora Samira Vitório Menezes Seródio, teve os filhos Paola e Paulo Fernando.

O projeto Memorial do Imigrante nasceu  assim: "após a viagem à ilha de São Miguel-Açores, onde, com a interação da história da família, da colonização, da poesia e sendo um amante das letras e das artes, fui iluminado pelo Divino Espírito Santo para que fizesse um espaço cultural na nossa região preservando a nossa história e identidade", finalizou o dr Nino.

     Dr Nino Seródio foi vice-prefeito de Carlos Borges Garcia entre 1997/2000











Nenhum comentário:

Postar um comentário