domingo, 29 de abril de 2018

Feira Literária de Pirapetinga foi um marco histórico em Bom Jesus do Itabapoana


O êxito da Feira pode ser dimensionado pelas palavras de Beto Travassos: "Sou pirapetinguense!"

Pode-se dizer que os dias 28 e 29 de abril de 2018 estão marcados na história de Bom Jesus do Itabapoana. 

A abertura do evento coube a Jussara Ofrante, professora de Letras, psicóloga e membro do consagrado Grupo Musical Amantes da  Arte.

Leitura, música e poesia permearam o distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, terra dos Seródio, oriundos da ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, Portugal, mesmo berço de Padre Mello.

Norberto Seródio Boechat, um dos grandes nomes da literatura brasileira, prestigiou o evento, realizando emocionante palestra. Ele foi homenageado com um banner produzido pelo Centro de Estudos Portugueses Manuel Ignácio da Silveira, ligado à Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, e pelo jornal O Norte Fluminense, onde escreve mensalmente suas crônicas. O mestre doou livros de sua autoria para alunos, ex-alunos, professores e convidados. Dois poemas de sua saudosa mãe, Iracema Seródio, foram declamados no início do Café Literário.

A escritora, poetisa e musicista Vera Viana contagiou o evento, com sua oficina literária.

A Academia Calçadense de Letras emocionou a todos com bela apresentação no Encontro de Academias e Institutos. Doou também livros, assim como o Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé.

Nomes de destaque estiveram presentes, como Beto Travassos, que ao final do evento se declarou pirapetinguense, a escritora Izabel Cristina, de Varre-Sai (RJ), Rita de Cássia Côgo, de Guaçuí (ES), Valber Meireles e Danyel Sueth.

A Editora O Norte Fluminense participou com livros de autores bonjesuenses. Estiveram presentes, ainda: a Academia Calçadense de Letras, a Casa da Cultura, de Itaperuna, o  Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé, a Academia Itaperunense de Letras, a Academia Cachoeirense de Letras, o Instituto Supera e o Instituro Sicoob.

A tradicional família Machado mereceu homenagem pelos organizadores. 

O Projeto Andorinha, do Rotary Club, foi fixado no evento, permitindo que o público doasse e levasse livros.

A Escola de Música JEMAJ, dirigida por Anízia Maria Pimentel, foi um dos destaques, apresentando um harmônico coral e jovens músicos. 

O xadrez, que já faz parte da cultura bonjesuense, também esteve presente ao evento.

Foram momentos maravilhosos e inesquecíveis para crianças, jovens e idosos e de todas as idades.

Deve-se parabenizar a comissão organizadora formada pelo grupo "Pirapetinga de Coração, Resgastadores da Cultura", que está assim está constituída: Júlio César Barbosa, presidente, Daniel Do Vale, primeiro secretário, Bruno Cypriano, segundo secretário, Mariana Cypriano, tesoureira, Anízia Pimentel, secretária de assuntos educacionais, e Júlia Machado, secretária de assuntos comerciais. Grandes guerreiros e sonhadores!
Pirapetinga, tudo de bom!








                                  Norberto Seródio Boechat, um dos ícones da nossa literatura







A diretora da Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento, de Manhuaçu (MG), Elizete Maria, na  foto com Anízia (esquerda), marcou presença na Feira




Um comentário:

  1. Parabenizo o Grupo "Pirapetinga de Coração, Resgatadores da Cultura.”

    Meus sinceros agradecimentos pelo convite. Foi uma honra ter a participação da Biblioteca Comunitária Esperança do CCMB – Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé, neste grandioso evento!

    Para além de participar foi gratificante poder doar mais de 100 livros, de vários gêneros literários, no desejo de que os livros saiam das estantes e ganham às praças, as ruas, as cidades... Enchendo os olhos, os corações e participando efetivamente da vida de cada leitor.

    Que os livros sejam carregados de vida e carregados pela vida!

    Parabéns aos organizadores! Parabéns a todos que participaram deste momento histórico! A 1ª Feira Literária de Pirapetinga foi um luxo!

    Maria Beatriz

    ResponderExcluir