sexta-feira, 1 de junho de 2018

NOVA BOM JESUS: 20 ANOS DE ESPERANÇA


Nova Bom Jesus foi estabelecida no dia 30/10/1998

Há cerca de 20 anos, quando os primeiros moradores da região, conhecida como Nova Bom Jesus, ali se estabeleceram, a palavra de ordem tem sido a de esperança.

Nelly Barbosa Teixeira de Carvalho, a mais ilustre moradora do conjunto habitacional, foi a primeira a ganhar uma residência:    "No final de 1997 e início de 1998, houve uma grande enchente na cidade. Eu, que morava próximo à sede da secretaria de obras, perdi tudo. No dia 30/10/1998, me mudei para cá".

Nelly foi a idealizadora do Projeto Roçarte, patrocinado pela Petrobras. Ela explica: "meu projeto recebeu patrocínio da Petrobras, e estimulou o artesanato na região Noroeste do estado do Rio de Janeiro, formando artesãos e gerando renda, respeitando a peculiaridade de cada município. Em Bom Jesus, o ensino da técnica da cerâmica foi implementado na Usina Santa Maria, e formou vários artesãos, que passaram a produzir artesanatos de qualidade, e aumentar sua fonte de renda. Cito dois exemplos: Raimunda e Leninha, que produzem artesanato de ótimo nível. Ocorre que o programa não teve continuidade, depois da crise da Lava Jato", assinala.

Nelly apontou, ainda, as necessidades da comunidade: "há 20 anos, a comunidade necessita de um posto de saúde, uma ambulância, uma praça para crianças e oficinas profissionalizantes. Entendo que as crianças devem ser prioridade em todo o corpo social. Deveria haver, aqui, um espaço para que a cultura pudesse ser desenvolvida entre as crianças e os jovens, como, por exemplo, uma biblioteca. As crianças chegam da escola e o único destino delas passa a ser a rua. Observamos ações positivas na área religiosa e no CRAS, mas entendo que deveria haver uma política pública mais abrangente".

E continua: "A Nova Bom Jesus conta, atualmente, com cerca de 180 casas, construídas em períodos diversos. O número deve, contudo, ter aumentado, uma vez que filhos dos beneficiários passaram a construir residências no quintal das primeiras casas. Temos, portanto, um contingente considerável de moradores, e necessitamos criar as condições de desenvolvimento saudável, especialmente para as crianças e jovens. Na Nova Bom Jesus há duas mulheres que aprenderam a técnica do artesanato de cerâmica, a partir do projeto Roçarte, e poderiam ser estimuladas pelo poder público a repassar o conhecimento para crianças, jovens e adultos. Acredito no prefeito Roberto Tatu e acho que ele vai realizar coisas boas para a nossa comunidade", finalizou.


Nelly Barbosa Teixeira de Carvalho, criadora do Projeto Roçarte, é a mais ilustre moradora da Nova Bom Jesus

O Projeto Roçarte, idealizado por Nelly, e patrocinado pela Petrobras, formou diversos artesãos no noroeste fluminense, gerando renda e perspectivas de vida

Escola Municipal Manoel da Penha e Creche Cantinho da Amizade


Quando O Norte Fluminense prosseguiu a reportagem, e estava na rua "i" para entrevistar outros moradores, formou-se um alvoroço: dona Maria, residente no número 2, caíra com a cabeça no chão e desmaiara. Com a demora da chegada da ambulância, a moradora chegou a ser colocada no banco de trás do carro da reportagem, para ser levada ao Pronto Socorro. A chegada da ambulância,  em seguida, contudo, permitiu que ela fosse levada em condições adequadas para o antedimento médico.

Um morador, que preferiu não se identificar, afirmou que, "durante a noite, não adianta ligar para o serviço de ambulância que atende a nossa comunidade e a da Usina Santa Isabel. Temos que sair a pé, de casa, e descer até o local onde fica a ambulância, para fazer o comunicado. A localização da ambulância nos causa problemas e, por esse motivo, reivindicamos uma ambulância só para a Nova Bom Jesus".










Logo após o socorro à paciente, apareceu na rua um filhote de cobra, fazendo com que o alvoroço tivesse continuidade. Ao que um morador disse à reportagem: "se você ficar mais um tempo aqui, vai acabar louco!". 

A baixa autoestima em vários moradores é notória. Algumas moradoras disseram que sofrem de "depressão". Outra salientou: "aqui é o pior lugar para se morar". Uma outra afirmou: "há séria questão envolvendo droga em nossa comunidade".

Filhote de cobra manteve o alvoroço na rua "i"






Quando a jornal se preparava para encerrar a matéria, foi solicitado por Romilton Amado da Silva a comparecer à sua residência, na rua Projetada, Lote 43, Quadra 47, onde sua companheira Zilda Amado da Silva está acamada há 16 anos. Ela relatou seus pedidos: "estou aguardando o chamado do Hospital São Vicente de Paulo para realizar uma cirurgia em mim, por ordem judicial, mas o médico que me atendeu disse que não iria realizar a operação, sob o argumento de que eu correria risco de vida. Não me convenci da resposta e espero que o hospital me dê esclarecimento, afinal, se trata de uma decisão judicial. Necessito, ainda, de uma nova cama e um novo colchão, porque a cama está quebrada e o colchão está furado. Outro problema é em relação ao serviço de fisioterapia que tem sido prestado irregularmente. Necessito desse serviço semanalmente, para que minhas pernas não fiquem atrofiadas, mas a profissional não me atende há duas semanas".  


Zilda Amado da Silva: 16 anos sem poder andar


Romilton Amado da Silva é o procurador da companheira Zilda 



Quadra da Nova Bom Jesus tem sido a única área de lazer da comunidade


Como dizia Aristóteles, "a esperança é o sonho do homem acordado".























Nenhum comentário:

Postar um comentário