quarta-feira, 15 de agosto de 2018

OS 100 ANOS DA DATA NATALÍCIA DE ZEQUINHA SILVEIRA




José Teixeira da Silveira foi vereador, deputado estadual, deputado federal pelo Paraná e primeiro prefeito do município de Nova Esperança (PR)


Hoje, dia 15 de agosto, José Teixeira da Silveira, filho de Boanerges Borges da Silveira e Maria do Carmo Teixeira da Silveira, a Biluca, e irmão dos ex-governadores  Roberto e Badger Silveira,  completaria 100 anos de existência.
  
Nascido em nosso município, no Sítio Rio Preto, no dia 15 de agosto de 1918, estudou na Escola Muncipal da Barra do Pirapetinga, com a professora Olga Ebendinger. Posteriormente, estudou com a professora Amália Teixeira e no Colégio Rio Branco, em nossa cidade.

Cursou medicina na Faculdade Fluminense de Medicina a partir de 1943. Foi vereador entre 1935 e 1937, no município de Cambuci (RJ). Exerceu, ainda, o mandato de vereador, entre 1947 e1951, no município paranaense de Mandaguari.

Foi eleito o primeiro prefeito de Nova Esperança (PR), cargo que exerceu entre 1951 e 1954. Foi eleito, ainda pelo Paraná, deputado estadual, cargo que ocupou entre 1955 e 1959 e deputado federal, cargo que exerceu até 1963, ocasião em que abandonou a vida política, em decorrência da morte de seu irmão Roberto Silveira, em atentado ocorrido no dia 28 de fevereiro de 1962. 

  


Zequinha Silveira, assim como seus irmãos, foi fruto de educação esmerada de seus pais Boanerges e Biluca. Durante o período em que seu irmão Roberto esteve internado, devotou todas as suas forças e energias para a sua recuperação. Foi um homem, tal qual seus irmãos, que soube conciliar a dedicação à família, com a vida devotada à construção da família da humanidade. 

Faleceu no dia 16 de agosto de 2009, mas permanece presente na memória e no coração de todos os que acreditam na construção de um mundo diferente.

ZEQUINHA SILVEIRA VIVE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário