quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Meu presente de Natal

                              Joel Boechat 


                      Devaneios

         Sonhei com Papai Noel


Quando era ainda criança
O Natal, como  eu entendia,
Era uma linda fantasia
Que não me sai da lembrança

Papai Noel existe sim...
Suado, cansado de caminhar
O velhinho, vermelho...
Parecendo um ferro em brasa
Ia de casa em casa
Para nos presentear

Nas costas, um saco de lindos brinquedos
Na noite de Natal... luzes
Canções, danças e folguedos
Que bom!
Um presente vou ganhar

Filhos de ricos
Carrinho, pião de corda e boneca
Filho de pobre
Bola de gude e, se sobrasse, uma peteca...

Sonhava com um carrinho
Para puxar com um cordão
Brinquedinho de corda
Uma bonita bola
Quem sabe?
Um patinete ou caminhão

Papai, muito triste, me disse
Que o bom velhinho...
Já tinha esvaziado a sacola...
Meu sonho  lindo foi em vão. .

E me enchia de esperança,
Quem sabe, no ano que vem
Possa ganhar um carrinho
Ou o tão sonhado trem
Com com uma locomotiva
E um vagão?

Perguntei para a minha querida mamãe...
Por que eu não  tenho um par de sapatos
Só um par de tênis usado
Que pertenceu a um primo  meu..
Por que Papai Noel foi embora
E nenhum presente me deu ?

Vi os  seus olhos molhados...
Mamãe, disfarçando
Enxugava-os..
Com as costas da mão
Me disse, querido filho,
Não foi nada disso não..

Seu pai estava doente, sem poder trabalhar...
Não pode sua cartinha
Ao Papai Noel entregar

Com pães alguns  velhos
Da semana que passou
Dois ovos que às pressas
Minha mamãe  comprou
Com um garfo no prato fundo
de ágate bateu
Duas  colheres de açúcar..
E pó de  canela
200 Réis de banha,
Que colocou na panela

Sorriu e disse...
Graças a Deus ...
Para nossa Noite de Natal
O Pai de Amor e Bondade
Não nos deixou ficar assim..
Sem nada

Teremos arroz, frango,
E farofa à vontade
E para Celebrar o Natal
Após nossa oração
Refrescos de limão
E um prato de rabanada

Nenhum comentário:

Postar um comentário