quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Hoje é o Dia da Imprensa Bonjesuense


Primeiro exemplar do jornal Itabapoana, de primeiro de agosto de 1906: relíquia doada a Luciano Bastos por Pedro Dutra, neto de Pedro Gonçalves da Silva Jr, e filho do historiador Antônio de Souza Dutra. Hoje, compõe o acervo do ECLB


Há 113 anos, nascia o primeiro jornal de nosso município: Itabapoana, fundado por Sylvio Fontoura, tendo como secretário Pedro Gonçalves da Silva Jr e, como gerente, Francisco Teixeira de Oliveira.

Há 10 anos, Luciano Bastos publicou dois livros contendo todo o conteúdo das edições dos anos de 1906 e 1907, época de duração do jornal, em sua primeira fase.

As relíquias foram entregues a Luciano Bastos por Pedro Dutra, filho do historiador Antônio de Souza Dutra, neto de Pedro Gonçalves da Silva Jr, o primeiro prefeito nomeado por ocasião de nossa primeira emancipação, ocorrida no dia 25 de dezembro de 1890.

Naquela época, já se anunciava a Festa do Divino, que atraía fiéis da região, e que deu origem à Festa de Agosto.

Charadas e poesias eram frequentes nas publicações, e Bom Jesus era chamada de a "sexta parte do mundo".

A leitura dos jornais da época revelam não apenas o modo de vida, mas demonstram o elevado grau de cultura que sempre permeou o solo sagrado de Bom Jesus do Itabapoana.

Silvio Fontoura fundou "Itabapoana", o primeiro jornal de Bom Jesus do Itabapoana, em 1o./08/1906
















3 comentários: