quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Em sua obra O Idiota, Dostoievski fala sobre a "mediocridade intelectual" e a "impertinência da ignorância", criticando aqueles que fingem ter conhecimento para parecerem originais

 


https://www.instagram.com/reel/DPgah-niPyJ/?igsh=NHI2a2J4bW91dmtk

Aqui estão algumas citações de Dostoiévski;

Sobre a vulgaridade e a mediocridade: Em sua obra O Idiota, ele fala sobre a "mediocridade intelectual" e a "impertinência da ignorância", criticando aqueles que fingem ter conhecimento para parecerem originais. 

Sobre a verdade e a ignorância: "É melhor ser infeliz e saber o pior do que ser feliz no paraíso dos tolos". Esta citação sugere que a verdade, mesmo que dolorosa, é superior à felicidade baseada na ignorância e na ilusão.

Sobre a falsidade: "Acima de tudo, não minta para si mesmo. O homem que mente para si mesmo e ouve sua própria mentira chega a um ponto em que não consegue mais distinguir a verdade dentro de si ou ao seu redor".

Sobre o sofrimento e a inteligência: "A dor e o sofrimento são sempre inevitáveis para uma grande inteligência e um coração profundo". Essa citação contrasta a profundidade e a dor da consciência com a superficialidade e a "felicidade" da ignorância.

Dostoiévski sempre se preocupou com a cegueira voluntária, a superficialidade e os perigos da ignorância. São uma parte central de sua obra literária e filosófica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário