A Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central de São Paulo, já foi um endereço chique e que abrigava inúmeros casarões pertencentes a elite paulistana. Eram construções suntuosas e que daquela época poucos restaram. Na altura do número 1234 desta avenida, ainda sobrevive um casarão que é uma das mais residências da região.
Erguido em 1900, o imóvel no passado teve moradores célebres. Seu primeiro morador foi um antigo governador de São Paulo, posteriormente o casarão serviu por muitos anos de consultório de um dos mais renomados médicos paulistanos do passado, o Dr. José Bonifácio Medina, que clinicava nesta residência e morava um pouco mais abaixo, no número 1030.
Apesar de estar com a fachada bastante desgastada, o imóvel não está abandonado e está bem conservado nas laterais e principalmente no seu interior, onde a mesma família reside já se vão várias décadas. O imóvel é tombado como patrimônio histórico da Cidade de São Paulo.
Uma curiosidade, enviada pelo amigo Alexandre Giesbrecht, é este anúncio abaixo veiculado em outubro de 1938 no extinto jornal paulistano Diário Popular, com o anúncio de venda deste casarão:
https://saopauloantiga.com.br/casarao-brigadeiro-luis-antonio-1234/
Nenhum comentário:
Postar um comentário