Entre os dias 10 e 12 de outubro de 2025, a cidade de Fall River, em Massachusetts (EUA), transformou-se na capital mundial da açorianidade ao sediar a XXVII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA). O evento foi presidido pela Casa dos Açores da Nova Inglaterra (CANI) e reuniu representantes de quase duas dezenas de Casas dos Açores espalhadas pelo mundo.
![]() |
Dr José Andrade, Diretor Regional das Comunidades, e dr Nino Moreira Seródio, diretor da Casa dos Açores do Espírito Santo |
Fall River: capital da açorianidade por três dias
Conhecida por sua forte presença da cultura portuguesa, paisagens costeiras e arquitetura vitoriana, Fall River acolheu a assembleia no prestigiado espaço White’s of Westport, referência em hospitalidade desde 1955.
Durante três dias, a cidade reviveu o espírito das ilhas, num encontro que combinou debates, homenagens, partilhas culturais e visitas institucionais.
Presenças ilustres e homenagens marcantes
O evento contou com a presença de José Andrade, Diretor Regional das Comunidades dos Açores, e dos deputados João Bruto da Costa (PSD) e Andreia Cardoso (PS), representantes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Também marcaram presença o Cônsul de Portugal em Boston, Dr. Tiago, o Cônsul de Portugal em New Bedford, Dr. Tiago de Souza, e Gladys Alicia Quintana, presidente da Casa dos Açores do Uruguai.
Durante a sessão de abertura, foram prestadas homenagens ao Comendador João Jacinto Faria Correia, primeiro presidente da Casa dos Açores do Estado de Rhode Island e precursor da CANI, e a João Luís Morgado Pacheco, cofundador do Conselho Mundial das Casas dos Açores.
Novas Casas e reconhecimento internacional
Três novas Casas participaram como observadoras: Havaí, Centro de Portugal e Minas Gerais (Brasil), sinalizando a expansão global da rede açoriana.
Entre as deliberações aprovadas, destacam-se:
Reconhecimento da Casa dos Açores de Minas Gerais e dos preparativos para a fundação da Casa dos Açores do Havaí.
Reconhecimento do refrigerante Kima, da fábrica Melo Abreu, como “produto açoriano de qualidade”.
Medalhas de Mérito do Conselho atribuídas à Universidade de Massachusetts Dartmouth, a Madalena Paiva Arruda e à associação Amigos Inc.
Congratulações pelos 50 anos da RTP Açores.
Proposta para o reconhecimento das Festas do Divino Espírito Santo dos Açores como Patrimônio Imaterial Nacional.
Incentivo às novas gerações para a valorização dos produtos, tradições e herança cultural açoriana.
Por unanimidade, as Casas decidiram celebrar os 50 anos da Autonomia Açoriana (2026) e os 600 anos do descobrimento dos Açores (2027).
Próximo encontro: Uruguai 2026
Ficou definido que a XXVIII Assembleia Geral ocorrerá no Uruguai, entre 2 e 4 de outubro de 2026, sob a presidência da Casa dos Açores do Uruguai.
Participação do Dr. Nino Moreira Seródio
O Dr. Nino Moreira Seródio, presidente da Casa dos Açores do Espírito Santo (CAES), representou a entidade no encontro.
Emocionado, ele reencontrou o primo Joe Seródio, que emigrou de São Miguel (Povoação, Lomba da Loução) para Massachusetts (Fall River) em 1959.
Em seu discurso, Dr. Nino destacou a importância de manter viva a ligação entre os açorianos e seus descendentes, afirmando: “Passado, presente e futuro!”
De volta a Bom Jesus do Itabapoana (RJ), o presidente da CAES leva consigo a força da açorianidade e a esperança de fortalecer os laços culturais e identitários entre os açordescendentes capixabas e do Vale do Itabapoana.
A comunidade local acompanhou com entusiasmo sua participação no congresso e expressou orgulho pela representação açoriana do Espírito Santo no cenário internacional.
Sobre o Conselho Mundial das Casas dos Açores
Criado na Horta (Açores), em 1997, o CMCA tem como missão congregar as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo, promover a cultura e os valores das ilhas, defender os interesses dos açorianos e seus descendentes, e fortalecer os laços com a Região Autónoma dos Açores.
Fall River despediu-se do encontro com o sentimento de missão cumprida e a certeza de que a açorianidade continua viva e palpitante, unindo gerações, oceanos e corações.
![]() |
Cônsul de Portugal em Boston, Dr Tiago, Dr Nino e o Cônsul de Portugal em New Bedfor, Dr Tiago de Souza, na sessão de encerramento do CMCA |
![]() |
Dr Nino e a nova presidente do Conselho Mundial das Casas dos Açores, Gladys Alicia Quintana, presidente da Casa dos Açores do Uruguai |
![]() |
Encontro memorável das origens: Dr Nino Seródio e o primo Joe Seródio |
![]() |
Roberto Correia, vice-presidente da Casa dos Açores de São Paulo, Cláudio Motta, presidente da Casa dos Açores de Minas Gerais, e Dr Nino Moreira Seródio, presidente da CAES |
![]() |
Dr Nino Moreira Seródio: Passado, presente e futuro! |
![]() |
![]() |
Jantar na Casa dos Açores de Fall River |
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário