BAR, LANCHONETE e BIBLIOTECA MILINHO
Chico: há 30 anos à frente do bar idealizado por seu pai |
Há cerca de 42 anos, Almir Alvarenga Borges, conhecido como "Milinho", resolveu transformar o seu quarto em um comércio. Localizado no entorno da rodoviária, o Bar e Lanchonete Milinho tornou-se tradição, com o passar do tempo.
Com o seu falecimento, assumiu a direção seu filho Francisco de Assis Borges, o Chico, que està à frente do estabelecimento há 30 anos.
Chico no Grupo Escolar Pereira Passos |
Chico conta que seu pai nasceu na Braúna, sendo filho de Carmosina Alvarenga da Rocha e Tertuliano Borges Alvarenga. Sua mãe, Maria Odete Borges, por sua vez, é oriunda de Sacramento, filha de Pedro José de Almeida, o Pedroca, e Jovita.
Maria Odete Borges e Almir Alvarenga Borges, o Milinho: pais de Chico |
Chico possui 7 irmãos: Maria das Graças, José Luís, Regina Célia (falecida), Tarcísio, Paulo Afonso, Almir e Maria Gorete.
Em 1995, casou-se com Ana Cláudia "que foi aluna e professora do Colégio Rio Branco". Possui dois filhos: Francisco Júnior (14) e Airton (11), "sendo que este nome foi dado em homenagem ao meu tio".
Chico e um relógio antigo |
Chico aprecia coisas antigas, como um relógio que ostenta na parede do estabelecimento, e que foi encontrado por Chico Preto, um "catador de ferro-velho".
Aprovando a ideia de O Norte Fluminense, Chico recebeu 4 livros que, a partir de agora, estarão à disposição dos clientes no Bar e Lanchonete Milinho: os volumes 2 e 3 da Coleção Histórias de Bom Jesus, organizado por Luciano Bastos, o livro "A seara de vento e O sacrifício inútil", do poeta Ayrthon Borges Seródio, editados pela Editora O Norte Fluminense, e "A praga do padre preto", de autoria de José Luiz Carrero.
Chico (C), seu tio Messias Borges Alvarenga (E) e seu irmãoTarcísio Borges Alvarenga: livros, agora, à disposição dos clientes |
Segundo Chico, "os clientes que desejarem, poderão ler os livros sentados às mesas destinadas aos consumo", salientou.
Os 4 primeiros livros à disposição dos clientes e o desejo de "PAZ" |
Pode-se dizer que o Bar e Lanchonete, e, agora, Biblioteca Milinho é local de memória e saudades, até porque, no passado, foi um cômodo da residência de seus pais.
Bodas de ouro do avós maternos de Chico: Pedro José de Almeida, o Pedroca, e Jovita, em 25 de abril de 1975 |
Repleto dessas recordações e de sentimento histórico, Chico adquiririu um sítio na Braúna, na localidade conhecida como Mirindiba, onde viveu seu pai, e na qual pretende instalar um engenho e um antigo tacho: "Só tenho a agradecer a Deus", finaliza.
Chico: "só tenho de agradecer a Deus" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário