terça-feira, 9 de abril de 2019

O ESTANDARTE NACIONAL



O Estandarte Nacional, representa e recorda aos membros das Forças Armadas Portuguesas, as batalhas e guerras em que se empenharam os seus antecessores que verteram gloriosamente o sangue na defesa dos interesses nacionais. Por baixo da esfera armilar estão duas vergonteas de loureiro, ligadas por um laço branco, que tem inscrita a imortal legenda Camoneana: " ESTA É A DITOSA PÁTRIA MINHA AMADA ".

O ESTANDARTE NACIONAL tem várias condecorações, salientando-se a Ordem Militar da Torre e Espada ( a mais alta das condecorações portuguesas ), a Ordem Militar de Cristo e a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.

É um Símbolo Nacional, que em si, encerra todo o historial de actos de bravura e coragem, civismo, espírito de corpo e sentido do dever, praticados por gerações e gerações de Portugueses.

O Estandarte Nacional, também chamado Bandeira Militar, é a Bandeira Nacional existente em todas as unidades militares do país. O Estandarte Nacional, talhado em seda, difere da Bandeira Nacional pelo facto de ter a forma quadrangular. A esfera armilar é rodeada por duas hastes de loureiro, em ouro, unidas por um laço branco em forma de listel. Neste, em letras de elzevir, inscreve-se a imortal legenda de Camões:

«Esta é a Ditosa Pátria Minha Amada».

Enviado por Antônio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário