terça-feira, 5 de junho de 2018

O Jardim que foi bom


Praça Mário dos Santos Guimarães 




A tradicional Vila de Bom Jardim conta, atualmente, com cerca de 500 moradores, se forem incluídas as famílias fixadas na área rural. 

O ponto central da comunidade é a Praça Mário dos Santos Guimarães, nome do doador da área onde foram construídas a praça e a Capela São Sebastião. Destaca-se aí o Espaço de Eventos que está sendo finalizado pela Igreja.

A insurgência unânime dos moradores da vila, contudo, é em relação ao serviço de água, que, há anos, tem contrariado a todos. A água que é colocada à disposição das casas é imprópria para consumo, o que faz com que o SAAE traga, semanalmente, ao menos um caminhão para despejar água na estação local que, por sua vez, é colocada à disposição da população através de uma torneira fixada no entorno da praça.

Ademir Sabóia Silvestre é um dos insatisfeitos: "há anos, esperamos a solução do problema da água em Bom Jardim. Outra adversidade é a situação do asfalto na entrada da vila, que está deteriorado. Necessitamos, ainda, de calçamento das ruas. Além disso, nossos jovens necessitam de opção de lazer saudável". Marlene Cerqueira é outra que fez questão de manifestar seu descontentamento em relação ao serviço de água.

Ademir Sabóia Silvestre e a torneira: "há anos esperamos a solução do problema de água em Bom Jardim"

A situação das estradas de Bom Jardim também é alvo de reclamação. O casal Vitalino e Beatriz informou à reportagem que "as estradas estão muito esburacadas. Estamos necessitando que elas sejam patroladas".

Vitalino e Beatriz, com os filhos Manuela (5) e Jeremias (1 ano e 2 meses): "estradas estão muito esburacadas. Estamos necessitando que elas sejam patroladas"

Cleber da Silva Aguiar, voluntário da Capela São Sebastião, salientou outra carência da comunidade: "há poucos dias, um aniversário de uma jovem foi comemorado no pátio da escola. Ocorre que choveu na hora, e a comemoração foi prejudicada. Por isso, necessitamos, com urgência, de uma quadra coberta para realizarmos nossas festividades. Ela poderá também ser utilizada para o lazer, uma vez que nossos jovens não têm outra opção de recreação, além do campo de futebol. " 

Cleber da Silva Aguiar: "necessitamos com urgência de um quadra coberta"

Cleber tem, contudo, esperança de dias melhores: "após 8 anos, foi colocada uma televisão na praça e a escola municipal São Sebastião foi reformada. Além disso, estamos finalizando a construção do Espaço de Eventos da Capela São Sesbastião."


Espaço de Eventos São Sebastião é destaque na vila de Bom Jardim

Capela São Sebastião e o Espaço de Eventos, à direita

Escola Municipal São Sebastião foi reformada



Campo do Bom Jardim F.C.


Os cabritos são os "caminhoneiros" de Bom Jardim 

Moradores se recordam, com orgulho, de dois nomes do passado de Bom Jardim que se sobressaíram no município: João Furtado Tardin, o herói  da 2ª Guerra Mundial, e o ex-prefeito Adílio Pimentel. Vivem, portanto, no momento, das lembranças de uma época em que Bom Jardim fazia jus ao nome.



João Furtado Tardin, um dos heróis da 2ª Guerra Mundial, é um dos orgulhos de Bom Jardim





Um comentário:

  1. Soube que a prefeitura vai criar em Bom Jardim um espaço para as pessoas trocarem figurinhas da copa.

    ResponderExcluir