domingo, 5 de agosto de 2018

Calheiros mostra a força de sua história e cultura (1ª parte)





O 1º Festival de Cultura e História de Calheiros, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, que iniciou-se no dia 3 de agosto e teve sua conclusão no dia de hoje, mostrou a força de sua história e cultura.

Organizado pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, dirigida por Georgina dos Santos, e pela ADRUC (Associação de Desenvolvimento Rural e Urbano de Calheiros), presidida por Eraldo Salutto de Rezende, o evento mobilizou toda a comunidade.

Às 15h, foi inaugurada a Praça Três Irmãos (Governadores Roberto e Badger Silveira e Deputado Federal Zequinha Silveira), políticos que nasceram no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, e são exemplos de vida política em favor da coletividade.

Em seguida, foi inaugurado um monumento em memória do Padre João Mendes Ribeiro, conhecido como Padre Negro, que foi nomeado pároco da comunidade em 1867, em pleno período escravocrata.

Discriminado, ele foi obrigado a residir do outro lado do rio Itabapoana, em terra de São José do Calçado (ES). Certa vez, os racistas pegaram-no, após a Santa Missa, e colocaram-no num bote sem remos para que a correnteza levasse a embarcação até a Cachoeira da Fumaça e causasse a morte do pároco. Segundo a história secular, Padre João Mendes sentou-se inabalado e passou a rezar seu livro de orações. Milagrosamente, o bote retornou ao local de onde saíra.

Esta história acabou sendo retratada pelo renomado escultor Valdieri Martin, carioca radicado em Cachoeiro de Itapemirim (ES), que confeccionou o referido monumento em memória do Padre João Mendes.

Em seguida, ocorreu a primeira apresentação da Lira Calheirense Maestro Áureo Fiori, ícone de nossa história musical. A novel corporação musical contou com o apoio idealista da Lira 14 de Julho, de Rosal, e de seu Maestro Cely Tinoco.

Ao após, foram entregues certificados aos que têm apoiado Calheiros em suas atividades culturais.

Marcou presença no evento, a vereadora Renata Fiori de Cachoeiro de Itapemirim (ES), que tem se destacado no parlamento cachoeirense.

Outra cachoeirense ilustre presente ao evento foi a dra. Lucília Stanzani, que tem relevantes serviços prestados ao nosso município.  Foi ela quem desenvolveu os sites sobre as vidas dos Governadores Roberto e Badger Silveira, sobre Padre Mello e sobre o poeta bonjesuense Elcio Xavier. Além disso, ela produziu o documento de doação do terreno de Maria Luzinete Gomes Fernandes para a Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira.

Finalizou a tarde, o Bailado Italiano de Varre-Sai (RJ), que homenageou as famílias italianas que imigraram para a região no final do século XIX. As apresentações do grupo contagiaram todos.

Hoje, à noite, o evento foi encerrado com a Noite de Forró, ficando a certeza que o resgate de nossa história e de nossa cultura é fundamental para construirmos uma sociedade humanizada.



Praça Três Irmão foi ideia de Raul Travassos


Monumento em memória do Padre João Mendes Ribeiro é obra do consagrado escultor Valdieri Martin



Maestro Áureo Fiori: ícone da cultura musical de nosso município

















Lira Calheirense Maestro Áureo Fiori à frente da sede do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira


Eraldo Salutto de Rezende foi o destaque na idealização e organização do 1º Festival de História e Cultural de Calheiros

Samia de Oliveira Linhares, diretora da Escola Municipalizada Cel. Luiz Vieira de Rezende, foi uma das apoiadoras da Lira Calheirense Maestro Áureo Fiori


Os escultores Valdieri Martin e Ângela Borelli enriqueceram Calheiros com suas presenças



Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira e a ADRUC (Associação de Desenvolvimento Rural e Urbano de Calheiros) homenagearam personalidades que apoiam o distrito bonjesuense

Valdieri Martin, no centro, entre Gino Bastos (E) e Eraldo Salutto, foi um dos homenageados


Ângela Borelli foi homenageada


João Adilton, proprietário da fazenda onde está situada a Cachoeira da Fumaça, foi um dos homenageados


André Luiz de Oliveira foi um dos homenageados

Dra. Lucília Stanzani recebeu seu certificado

O Maestro Cely Tinoco e a Lira 14 de Julho foram representados por seus jovens integrantes


Maestro Áureo Fiori foi representado por sua filha Suelena Capaccio


Eraldo Salutto de Rezende recebeu foi homenageado

Gino Martins Borges Bastos recebeu seu certificado

Bailado Italiano foi homenageado




A Praça Três Irmãos











Comunidade calheirense dançou no ritmo do Bailado Italiano


Bailado Italiano de Varre-Sai é uma preciosidade da cultura fluminense




Nenhum comentário:

Postar um comentário