segunda-feira, 13 de agosto de 2018

HISTÓRICO DO PE. HERBERT DE GIE

Anselmo Júnior Borges Nunes




Nascido em 09 de fevereiro de 1943, em plena II Guerra Mundial.

Natural de Haia na Holanda e filho de Herbert De Gier e Maria WilhelminaBoss,  tendo dois irmãos, Ansco De Gier – irmão gêmeo residente na Holanda -  e Cissy De Gier, residente na Espanha.

Foi batizado, em 16 de maio de 1943, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Voorburg, Holanda.

Completou o Ensino fundamental em Haia e fez a primeira comunhão no dia da Ascenção do Senhor, em 18 de maio de 1950.

Recebeu o Sacramento da Crisma em 26 de outubro de 1951 e renovou as promessas do batismo em 3 de junho do mesmo ano.

O Ensino médio foi realizado em Vught, na Casa de formação da Congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes, tendo sido consagrado à Nossa Senhora em 3 de junho de 1956. Em 14 de julho de 1960 recebeu o diploma do Ensino Médio.

Em 15 de agosto de 1960 ingressou no noviciado da mesma congregação e em Julho de 1961 começou os estudos para formação de professor.

Em 15 de agosto de 1962, fez os votos de pobreza, castidade e obediência na mesma congregação e recebeu o diploma de professor em 3 de junho de 1965.

Trabalhou no ano letivo de 1965 a 1966 como professor numa Escola de ensino fundamental no sul da Holanda.

Em 15 de agosto de 1967 fez a profissão perpétua na Congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes e em 8 de setembro de 1967 recebeu o diploma do curso de professor de habilitação completa.

No ano letivo de 1967 lecionou numa Escola Técnica, em Emmen, no norte da Holanda e, no mesmo ano, recebeu sua nomeação como missionário no Brasil.

Em 26 de julho de 1968, na festa de Senhora Sant’Ana, embarcou no avião, chegando no Brasil na manhã do dia seguinte.

Nos meses de agosto a dezembro de 1968 fez o curso de língua portuguesa e enculturação no Instituto CENFI.No ano de 1969 fez, no Colégio dos Irmãos Maristas, em Uberaba-MG, um curso de aperfeiçoamento da língua portuguesa, estudando também história do Brasil com a finalidade de fazer o vestibular da PUC-MG, em Belo Horizonte. No mesmo colégio obteve, em 28 de novembro de 1969, o diploma do 2º ciclo secundário nas matérias de português, inglês, francês e psicologia.

Em fevereiro de 1970 passou no vestibular para o curso de Letras, Inglês e Português e em março de 1970 iniciou o curso de Letras na PUCMG.

Enquanto estudava, de manhã, dava assistência pastoral, à tarde, numa capela da Paróquia Sagrados Corações, mais conhecida como a Igreja do Pe.Eustáquio. A noite e na parte da tarde eram reservadas para o estudo do curso de letras.

Recebeu o diploma de Bacharel em Letras pela Faculdade de Ciência Humanas da PUC-MG, em 3 de setembro de 1974.

Trabalhou, como arquivista, na Cúria da Arquidiocese de Juiz de Fora, de julho de 1974 até o final de novembro daquele ano. E residiu, nesse período, na casa dos Irmãos da Congregação.

Em 12 de dezembro partiu junto com outro irmão da congregação ao Vale de Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, para dar início a um projeto de trabalho na área de ensino, social, enfermagem e pastoral com ênfase na catequese, na cidade de Joaíma situada na diocese de Araçuaí MG. Em janeiro do ano seguinte, mais dois irmãos juntaram-se para poder formar uma comunidade. Lecionou no colégio estadual as matérias de inglês e ensino religioso no ensino fundamental e médio. A comunidade religiosa da qual fazia parte era também responsável pela paróquia que carecia de um sacerdote residente, sendo que os irmãos recebiam a licença para fazer os batizados, casamentos e exéquias.

Ficou em Joaíma até fevereiro de 1983 quando voltou a Belo Horizonte para estudar teologia na PUC-MG, cujo curso terminou em 1986.

Em 24 de janeiro de 1983 recebeu o certificado de naturalização.

Ordenou-se sacerdote, em 22 de fevereiro de 1986, pela imposição das mãos de Dom José Geraldo Oliveira do Valle, então primeiro bispo da diocese de Almenara.

A partir de agosto de 1983 iniciou seu apostolado, como pároco, na paróquia de Nossa Senhora do Desterro, na cidade de Jordânia, diocese de Almenara. Tendo sido um período de muito trabalho, pois era pároco, secretário das reuniões do clero, secretário no governo da congregação, visitava 25 capelas na zona rural, de carro, a cavalo ou mesmo a pé. Dava ainda assistência a outra paróquia carente de sacerdote, distante de 75 quilômetros da matriz de Jordânia, onde deu início à construção da nova matriz e montou, junto com um irmão enfermeiro, uma casa de saúde. Comprou uma olaria para dar emprego a vinte pais de família, montou nas antigas instalações da Nestlé um centro de evangelização e iniciou a pastoral vocacional da congregação, sendo mestre de noviços da congregação.

Em julho de 2001, começou a trabalhar, como pároco, na paróquia Senhora Sant’Ana, em Apiacá ES, até novembro de 2009, quando foi morar no distrito de Rosal, Paróquia Senhor Bom Jesus, Diocese de Campos. Na capela de Sant’Ana, tendo sido primeiro padre residente na localidade, auxilia o pároco, Pe. Vicente Osmar, dando assistência às Comunidades de Calheiros, Pirapetinga e Santa Fé, além do Carmelo, em Bom Jesus do Itabapoana.















Um comentário:

  1. Gostaria de entrar em contato com o Padre Herbert? Como faço? Poderia mim passar o telefone? Fui um grande amigo dele aqui em Joaima MG. Meu nome é Zenaldo Matos.

    ResponderExcluir