Nos próximos 25 e 26 de setembro, Bom Jesus do Itabapoana se tornará jardim de palavras. Haverá Rosas de Trovas em Primavera.
A ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas e Trovadores, pela voz de Ana Cristiana Lima, e a UBT, União Brasileira de Trovadores, Seção de Itaperuna, representada por Jane Moreira Bauer, retornam à cidade por ocasião da 19ª Primavera de Museus e da I Arte e Cultura de Bom Jesus.
O evento, organizado em parceria pelo Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) e pela Editora Revidreams, da produtora cultural Alessandra Abreu, será mais que uma agenda cultural: será um reencontro de memórias, vozes e territórios.
Às 14h do dia 25, florescerá a Roda de Leitura de Trova e Poesia, ponte entre estados, cidades e corações. O retorno da ACLAPTCTC e da UBT, após a Feira Literária e Cultural de Bom Jesus, é evidência da força que une o interior do Rio de Janeiro e a capital capixaba em solo fluminense.
Como no gesto de quem oferece rosas vermelhas, símbolo da trova, essas entidades trazem de volta à terra do açoriano Padre Antônio Francisco de Mello o perfume da poesia. Foi ele quem, em 1899, escreveu a primeira quadra em Bom Jesus:
"Quem teve amores ao longe
teve saudades aos pés
os olhos são regadores
se o amor falso não é."
Assim, a Primavera de Museus se entrelaça à I Arte e Cultura de Bom Jesus, como ramos de uma mesma árvore. É encontro que ultrapassa fronteiras: nacional e local, Espírito Santo e Rio de Janeiro, aldeia e mundo.
É a celebração da esperança, energia vital que brota em versos e gestos, germinando no coração de cada ser humano a certeza de que a cultura é sempre um desabrochar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário