Zeni Gomes Terra e o momento de oração antes do almoço no Bar do Edésio, em Barra do Pirapetinga |
Os irmãos Zeni Gomes Terra e Gessy Pereira Gomes, que nasceram em Bom Jesus do Itabapoana, e residem atualmente em Porciúncula (RJ), participaram das atividades culturais do dia 1o. de novembro de 2014, ocasião em que aqui estiveram Badger Silveira Filho e José Roberto Ferraiolo Silveira, filhos do ex-governador Badger Silveira, Herval José Teixeira, filho de José Teixeira Silveira, o Zequinha, que fez exitosa carreira política pelo Paraná, e Geraldo Silveira, filho de Maria da Penha Silveira.
Eles são tios da esposa de Badger Silveira Filho, Carmem Lúcia Alves Mattos.
Badger Silveira, José Teixeira Silveira e Maria da Penha Silveira formam, juntamente com Roberto Silveira e Dinah Silveira, os cinco irmãos nascidos no Sítio Rio Preto, no distrito de Calheiros.
Os irmãos residiram também na vizinha Fazenda São Tomé, após os pais, Boanerges Borges da Silveira e Maria do Carmo Silveira, a Biluca, terem adquirido esta propriedade.
Zeni Gomes Terra tem data de nascimento registrada em 11/02/1932, mas admite que houve "um erro do escrivão, uma vez que meu irmão, Gessy Pereira Gomes nasceu em 28/01/1932. Se fosse correta esta informação, seria o caso único de dois irmãos nascidos no mesmo ano, mas em meses diferentes", salienta com gracejo.
Zeni é filha de José Gomes Teixeira e Beatriz Pereira Gomes. " Foi Padre Mello quem realizou o casamento de meus pais", assinala.
São seis os irmãos: Maria, Nair, Gessy, Irene, Manoel e Jaci."Recordo-me que, quando eu tinha cerca de 12 anos, reunimo-nos para fazer um guisado para a campanha de Roberto Silveira para deputado estadual. Um dos filhos de Zezé Borges participou da festa, que ocorreu em uma casa localizada na via entre a Rua dos Mineiros e a rua que dá para o Cemitério. Além deste fato, recordo-me que Roberto Silveira era tratado como filho por Tonico Kelly, casado com Ismegarda. O casal teve um filho paralítico e me lembro que Roberto Silveira conseguiu um cadeira de rodas com motor para ele, além de dar-lhe estudos. Sei também que Roberto Silveira vendia laranja na faculdade para pagar seus estudos", assinalou.
Pai de Zeni trabalhou na Fazenda do Bonito em Pirapetinga de Bom Jesus |
Zeni Gomes Terra, na Fazenda São Tomé: "quando eu tinha seis anos, meu pai apeou do cavalo e subiu esta escada para conversar com Boanerges, que residia nesta casa" |
Por ocasião da visita à Fazenda São Tomé, de propriedade de Flávio de Aquino Ferreira, descendente do Barão de Aquino, Zeni pôde trazer importante dado histórico. Reconheceu o local onde Boanerges Borges da Silveira e Biluca residiram, assim como seus filhos Badger, José Teixeira, Maria da Penha e Dinah. "Meu pai trabalhava na Fazenda do Pavão, em Vargem Alegre (Pirapetinga de Bom Jesus) e quando andava de cavalo, costumava me levar na garupa. Quando eu tinha cerca de seis anos de idade, saímos da Fazenda do Pavão e viemos até a Fazenda São Tomé. Meu pai apeou do cavalo próximo a esta escada, subiu a mesma e foi conversar com Boanerges que morava neste prédio".
O sempre brincalhão Gessy Pereira Gomes recordou-se da época em que vinha "pegar passarinho" no armazém que pertenceu ao pai de Boanerges Borges da Silveira |
Gessy Pereira Gomes, irmão de Zeni, por sua vez, tem outras histórias para contar.
"Recordo-me, ainda, do meu tempo de aluno no Grupo Escolar Pereira Passos, que ficava onde está localizado atualmente o Big Hotel. A diretora se chamava Abigail. Havia uma professora de nome Maria Estela, que acabei colocando o apelido de Verruguinha, pois tinha uma verruga no rosto. Repeti a 3a. série duas vezes. Eu era muito levado. Recordo-me dos colegas Alcemar, conhecido como Graveto e Erê, conhecido como Catinga de Bode. Eu tinha apelido de Gavião.
As pessoas que moravam na roça só iam para a cidade para conseguir querosene, sal e tecido, pois tinham tudo na zona rural. Quem financiava café ficava rico. Emprestava, por exemplo, a quantia equivalente a 5 sacas de café, e acabava recebendo 10.
Vim muitas vezes, aqui, na Casa do Moinho, que pertenceu a Antônio Ignácio Silveira, o pai de Boanerges Borges da Silveira, quando eu era criança, pegar passarinho. Suponho que a grande quantidade de passarinhos que eu via, vinham por causa do arroz que ficava armazenado na parte inferior do armazém. É uma alegria para mim e minha irmã retornarem a Bom Jesus e recordar nosso tempo de infância", finaliza.
A Casa do Moinho |
Quantas boas lembranças!
ResponderExcluir