sábado, 4 de março de 2017

JOSÉ TAROUQUELA E HELTON ALMEIDA: UMA HISTÓRIA DA IMPRENSA BONJESUENSE DE PAI PARA FILHO (I)



José Tarouquela de Almeida



Helton de Oliveira Almeida, filho de José Tarouquela


José Tarouquela Almeida e seu filho Helton de Oliveira Almeida construíram uma das mais belas páginas da história da imprensa em Bom Jesus do Itabapoana.

José Tarouquela nasceu na localidade de São Domingos, hoje distrito de Aré, pertencente a Itaperuna (RJ), no dia 24 de Março de 1905. Por causa da crise econômica, mudou-se para Bom Jesus do Itabapoana com os irmãos Catão e Ernani. 

Em 1923, casou-se com com Maria Carlota de Oliveira Almeida, filha de "Quinca Teixeira", tendo seis filhos: Geraldo, Dalton, Helvio, Helton, Maria José, Ildes e cerca de vinte netos. Neste mesmo ano, adquiriu uma chácara onde, depois, funcionou o antigo Colégio Rio Branco por 90 anos, e hoje está instalado o ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos). 

Embora fosse oriundo da zona rural, Tarouquela gostava de mexer em máquinas. Em Aré, por exemplo, fornecia madeira, através de carro de boi, para a estação de trem. Depois, chegou a ser operador da ferrovia.

Foi assim que vendeu a chácara em 1925, e comprou a máquina francesa Alauzet, do século XIX - que hoje está no Museu da Imprensa, do ECLB - que pertencia a Tebas Ananias, de São José do Calçado (ES). O italiano Vitório Cassamali, que era um ferreiro, ajudou a montá-la em Bom Jesus. 


Helton Almeida reviu. em 2012, a máquina francesa Alauzet, do século XIX, que pertenceu a seu pai, José Tarouquela, no Museu da Imprensa do ECLB

Em 1927, dedicou-se exclusivamente ao ramo gráfico, como um dos pioneiros na região. Em 1928, fundou Bom-Jesus Jornal, que, devido à carência financeira, durou pouco tempo.
José Tarouquela de Almeida editou o BOM JESUS-JORNAl em 1928 (acervo do Museu da Imprensa do ECLB)
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário