segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Banner. Dona Nina e os índios puris e coroados



Dona Nina e a foto, na parede, a foto de seu pai, o memorialista Zico Camargo
         


Índios Coroados e Puris

De acordo com a saudosa Georgina Teixeira Mello,  conhecida como dona Nina, filha do memorialista Zico Camargo,  em depoimento ao jornal O Norte Fluminense, os índios coroados localizavam-se na região "acima de Rosal, com a divisa do ES". Já os índios puris localizavam-se na região de Calheiros. Com a chegada dos brancos, os coroados teriam "ido para São Fidélis", enquanto os puris se "deslocaram para Campos".

Para Dona Nina, os índios coroados, buscando novas terras, desceram da região onde se encontravam através "do rio Muribeca (Itabapoana na língua indígena)" e se estabeleceram na atualmente conhecida "Fazenda do Quinca Reis, entre 1848 e 1875". Por outro lado, os índios puris teriam se unido aos coroados e se estabeleceram "na região atualmente conhecida como Fazenda do Puri", em Pirapetinga.

Relata dona Nina ainda que há um registro documentado de uma pessoa conhecida como "Basílio", no século XIX, atestando que "os índios coroados reclamavam que teriam sido expulsos da região". Dona Nina conclui: " Os brancos vieram com documentação se dizendo donos da região e acabaram expulsando os índios de suas terras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário