O arqueólogo e historiador Claudio Prado de Mello com crianças que fazem escavação e encontram esqueleto artificial durante oficina oferecida pelo Ipharj em Anchieta - Fernanda Dias / Agência O Globo
A vinda do mestre, arqueólogo e historiador Claudio Prado de Mello, presidente do IPHARJ (Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro) - entidade que mantém o Museu da Humanidade - a Bom Jesus do Itabapoana, amanhã, é significativa e pode desenhar um importante quadro para nosso município.
Pela manhã, ele irá conhecer o que teria sido a descoberta do segundo forno indígena, no distrito de Calheiros. Um grupo de arqueólogos realizou, em 1983, o que chamaram de Missão de Pesquisas de Campo, ocasião em que localizaram dois fornos indígenas. Um, estava situado no centro do distrito e teve sua parte externa destruída. O mesmo restou reconstituído neste ano, pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, por ocasião do Circuito Cultural Arte Entre Povos.
A localização do segundo forno, contudo, não tinha sido indicada pelos estudiosos.
A identificação recente do que teria sido o segundo forno indígena trouxe júbilo para todos os moradores de Calheiros e para a comunidade bonjesuense interessada em pesquisa histórica, e pode apontar para algo maior, ou seja, para a identificação de um sítio arqueológico na região.
Isto se dá pelo fato de um morador de Calheiros atestar que "após eu percorrer a região por cerca de duas horas, a partir do segundo forno, localizei uma área em que há utensílios incrustados no chão".
A articulação do Museu da Humanidade/IPHARJ e do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), de nossa cidade, em realizar a primeira oficina sobre o tema, aponta para o descortinar de importantes horizontes para nosso município.
O arqueólogo visitará, pela manhã, o segundo forno indígena em Calheiros e, à tarde, a partir das 15h, realizará no ECLB, gratuitamente, a inédita oficina, que será um marco na região. Informações pelo telefone: 022-38311056.
Todos estão convidados.
Fotos do que seria o segundo forno indígena. Vídeo, no final.
O primeiro Forno indígena foi reconstituído neste ano, por ocasião do Circuito Cultural Arte Entre Povos, pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira |
Texto preservado no Arquivo do Museu da História Natural, vol. VIII/IX, refere-se a dois Fornos Indígenas de Bom Jesus do Itabapoana (Acervo da dra. Simonne Teixeira) |
VEJAM IMAGENS DO QUE SERIA O SEGUNDO FORNO INDÍGENA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA (a partir dos 17s) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário