Atualmente utilizado como clube recreativo do distrito de São Pedro do Itabapoana, é dotado de significativo valor histórico e arquitetônico para o acervo cultural do município e para o sítio histórico de São Pedro do Itabapoana.
Sua obra foi inaugurada em 15 de novembro 1896, período em que a estrutura política e econômica da então sede do município estava bastante consolidada e vivia seu período áureo. O imóvel foi erguido para a função de Câmara e Cadeia.
A primeira reforma do imóvel ocorreu na década de 1920, com a transferência da cadeia para uma edificação independente. Na década de 1930 a câmara foi desativada, uma vez que a sede do município foi transferida para Mimoso. Assim como observado em muitas edificações de São Pedro do Itabapoana, este evento acarretou no abandono e conseqüentemente na degradação de muitos imóveis, refletindo a crise econômica e evasão populacional do distrito.
O bem permaneceu desocupado e sem uso até o início da década de 1960, quando uma nova reforma, realizada pela Prefeitura de Mimoso do Sul, transformou a edificação em Clube Recreativo.
Durante a década de 1980, o pavimento térreo foi utilizado como bar, e depois como restaurante. Atualmente, o pavimento térreo é utilizado como depósito e bar, enquanto o pavimento superior é local de realização de oficinas de sanfona e viola, além de sediar, eventualmente, reuniões comunitárias e seminários.
João Odilo Guedes Faria
Fonte: IPHAN
Foto: 1 - Acervo Adelino Perciano C. M. Martins - +ou- 1920.
Foto 2 - Acervo João Odilio G. Faria - 2015
O prédio atual
Enviado por Antonio Soares Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário