quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Xadrez leva Bom Jesus do Norte a crescer mais de 100% no IDEB


O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.

Medido em escala de 0 a 10, a meta de nosso país é alcançar a média de 6,0 até 2021, que corresponde aos países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

No ano de 2015, o IDEB de Bom Jesus do Norte (ES) foi de 2,0. 

Graças ao investimento no xadrez, a secretaria de educação do município, através do gestor Rogério Cantele, conseguiu elevar em mais de 100% a referida pontuação, alcançando, no ano passado, o índice de 4,7.

As perspectivas são das melhores para este e o próximo ano.

O professor Fábio da Silva Vargas é um dos responsáveis por essa revolução na educação no município capixaba, contando, agora, com a profª de Educação Física, Flávia Barreto Jacomini, e outros mestres que se incorporarão ao projeto.

Xadrez BJN - By O Norte Fluminense


Secretário Rogério Cantele e a profª. de Educação Física Flávia Barreto Jacomini


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Além das aulas nos educandários municipais, o Clube de Xadrez Bom Jesus do Norte, sediado na Biblioteca Municipal Romeu Couto, dirigido pelo prof. Fábio de Souza Vargas, está aberto para a comunidade todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 21h.

Bom Jesus do Norte está protagonizando uma revolução cultural através do xadrez



Fábio de Souza Vargas, além de professor, comanda o Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte

6 comentários:

  1. Errata: Corrigindo o nome do Professor e Administrador Fabio Sousa Vargas citado no início da matéria como (Silva).

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  2. Errata: Corrigindo o nome do Professor com Pós Graduação em Gestão Educacional, Juiz Enxadrista e Administrador Fabio Sousa Vargas citado no início da matéria como Fábio (da Silva) Vargas.

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  3. Bom dia qual o endereço do clube de xadrez estarei entrando em contato com os Senhores

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  4. Parabéns, professores Fábio! O XADREZ escolar tem potencial para revolucionar os níveis de proficiência dos nossos estudantes.

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  5. O jogo de xadrez no processo de ensino - aprendizagem
    A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

    O jogo de xadrez no processo de ensino - aprendizagem
    O xadrez como suporte pedagógico.

    Inicialmente é de fundamental importância que os professores transmitam aos seus alunos os objetivos de trabalhar com o jogo de xadrez no ambiente escolar.

    A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

    O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.
    Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões.

    Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis.

    Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos.

    Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado.

    E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.

    A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.

    Não poderia ser deixada no esquecimento esta matéria publicada por: Elen Cristine em Educação.

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