O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.
Medido em escala de 0 a 10, a meta de nosso país é alcançar a média de 6,0 até 2021, que corresponde aos países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.
No ano de 2015, o IDEB de Bom Jesus do Norte (ES) foi de 2,0.
Graças ao investimento no xadrez, a secretaria de educação do município, através do gestor Rogério Cantele, conseguiu elevar em mais de 100% a referida pontuação, alcançando, no ano passado, o índice de 4,7.
As perspectivas são das melhores para este e o próximo ano.
O professor Fábio da Silva Vargas é um dos responsáveis por essa revolução na educação no município capixaba, contando, agora, com a profª de Educação Física, Flávia Barreto Jacomini, e outros mestres que se incorporarão ao projeto.
Secretário Rogério Cantele e a profª. de Educação Física Flávia Barreto Jacomini |
Além das aulas nos educandários municipais, o Clube de Xadrez Bom Jesus do Norte, sediado na Biblioteca Municipal Romeu Couto, dirigido pelo prof. Fábio de Souza Vargas, está aberto para a comunidade todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 21h.
Bom Jesus do Norte está protagonizando uma revolução cultural através do xadrez
Fábio de Souza Vargas, além de professor, comanda o Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte
Errata: Corrigindo o nome do Professor e Administrador Fabio Sousa Vargas citado no início da matéria como (Silva).
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirErrata: Corrigindo o nome do Professor com Pós Graduação em Gestão Educacional, Juiz Enxadrista e Administrador Fabio Sousa Vargas citado no início da matéria como Fábio (da Silva) Vargas.
ResponderExcluirBom dia qual o endereço do clube de xadrez estarei entrando em contato com os Senhores
ResponderExcluirParabéns, professores Fábio! O XADREZ escolar tem potencial para revolucionar os níveis de proficiência dos nossos estudantes.
ResponderExcluir
ResponderExcluirO jogo de xadrez no processo de ensino - aprendizagem
A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.
O jogo de xadrez no processo de ensino - aprendizagem
O xadrez como suporte pedagógico.
Inicialmente é de fundamental importância que os professores transmitam aos seus alunos os objetivos de trabalhar com o jogo de xadrez no ambiente escolar.
A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.
O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.
Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões.
Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis.
Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos.
Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado.
E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.
A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.
Não poderia ser deixada no esquecimento esta matéria publicada por: Elen Cristine em Educação.