02. Fundação do Museu da Imagem de Pirapetinga de Bom Jesus, em 1993, por Norberto Seródio Boechat e seus irmãos Maria Lúcia Seródio Boechat e Agostinho Seródio Boechat.
04. Fundação da Academia Bonjesuense de Letras, em 1976, pelo dr. Ayrthon Borges Seródio.
06. Visita de onze senadores à Usina Santa Maria, de propriedade dos Irmãos José Carlos Pereira Pinto - que também era senador - e Jorge Pereira Pinto, em 1953: Napoleão Alencastro Guimarães e Hamilton Nogueira (Distrito Federal), Aluísio de Carvalho (Bahia), Pompeu (Ceará), João Vilas Boas e Mario Mota (Mato Grosso), Luiz Tinoco (Espírito Santo), Waldemar Pedrosa (Amazonas), Alfredo Simch (Rio Grande do Sul), Ezequias da Rocha (Alagoas) e Kerginaldo Cavalcanti (Rio Grande do Norte).
07. Nascimento do escritor Octacílio de Aquino, um dos gênios de nossa literatura; nascimento do Maestro Áureo Fiori, em 1933.
09. Nascimento de Antônio José Borges, em 1928. Filho de Messias Borges Ribeiro e Maria Francisca Teixeira Reis, foi casado com Maria Teresinha Borges. Herdou e ampliou a fábrica de manteiga Messias, muito procurada, na época. Construiu, em 1952, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, levando desenvolvimento econômico para a região. Em 1963, estabeleceu uma granja onde produzia cerca de 400 ovos por dia, além de uma fábrica de doces e uma olaria, na Barra do Pirapetinga.
14. O Decreto no. 633, de 1938, do Interventor Ernâni do Amaral Peixoto, emancipou Bom Jesus do Itabapoana pela segunda e definitiva vez.
15. Criado, em 1879, um distrito policial no Arraial de Santo Antônio do Rio Preto, atual distrito de Calheiros.
17. Nascimento do poeta Onofre Nunes da Silva, em 1932.
23. Nascimento, em 1918, de Paulo Moreira, o herói bonjesuense que morreu em combate na 2a. Guerra Mundial;
Nascimento, em 1943, de
Sebastião Freire Rodrigues. Estudou na Escola Primária Dona Mariquinha, cursando o Ginásio e o Curso Técnico de Contabilidade no Colégio Rio Branco, tendo fundado a Federal dos Estudantes Secundaristas, formando-se em Advogado em 1966, pela Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ), Advogado militante na Comarca de Bom Jesus do Itabapoana desde quando formou, foi Vereador e Presidente da Câmara, além de ter presidido a Associação Comercial de Bom Jesus por dois mandatos, presidiu a Lira Operária, Mobral, foi Presidente da OAB por dois mandatos, oportunidade em que foi construído a Casa do Advogado de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, casado com Ledyr Nunes da Silva Rodrigues, tendo três filhos, Márcio Nunes Rodrigues (advogado), Flávia Nunes Rodrigues (fisioterapeuta) e Ramon Nunes Rodrigues (arquiteto).
27. Nascimento de Maria Sílvia Bastos Marques, em 1956. Foi administradora e executiva com mestrado e doutorado em Ciências Econômicas, pela Fundação Getúlio Vargas. Foi a primeira e única mulher presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a maior siderúrgica integrada da América Latina, passando a ser conhecida corno a "Dama de Ferro". Foi incluída pela revista norte-americana Time como única mulher entre os doze executivos mais poderosos do mundo. Foi presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário