O Prof. de Filosofia de Direito da FAMESC (Faculdade Metropolitana São Carlos), dr. Auner Pereira Carneiro, reconheceu como meritória a obra de Padre Mello |
Há cerca de 4 anos, a convite do Professor de Filosofia de Direito, dr Auner Pereira Carneiro, da FAMESC (Faculdade Metropolitana São Carlos), o dr Gino Martins Borges Bastos, Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo, realizou importante palestra intitulada "Reflexões filosóficas sobre a obra de Padre Mello e sua influência no cotidiano regional".
O Professor dr. Auner Pereira Carneiro é egresso da Universidade Federal do Paraná, com Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Segundo o professor, "eu estava em São Paulo, quando resolvi ler esta obra sobre Padre Mello (editada pela Editora O Norte Fluminense), que eu tinha recebido. Chamou-me atenção o poema 'Somos Todos Operários', e entendi que deveria fazer o convite ao editor do opúsculo. Acho que um anjo me tocou", salientou.
O evento significou um reconhecimento por parte da comunidade acadêmica sobre a importância da obra de Padre Mello, nascido na Ilha de São Miguel (Arquipélago de Açores/Portugal) e considerado um gênio da civilização e da cultura, que aqui chegou no dia 18 de junho de 1899 e permaneceu entre nós até o dia 13 de agosto de 1947, data de seu falecimento.
SOMOS TODOS OPERÁRIOS
Pe. Mello
Somos todos operários
com ofício diferente:
a matéria - para o braço,
as ideias - para a mente.
Pois sendo o homem um composto
de corpo e alma, convém
que assim como o corpo o serve
o sirva a alma também.
Assim mesmo quis que fosse
a divina Providência;
o corpo serve com braços,
a alma com inteligência.
E o que se dá no indivíduo
dá-se na sociedade;
uns - a força, outros - a ideia,
sem quebrar a unidade.
Pensai nisto, homens do século,
operários e patrões.
Sois membro do mesmo corpo,
embora haja distinções.
(1945)
Dois grandes amigos.
ResponderExcluirProfessor Auner Pereira Carneiro recebendo foi meu orientador na pós graduação em Direito Civil e Processo Civil.