sexta-feira, 8 de outubro de 2021

ONG REDÍ e o resgate do Porto de Limeira

Antônio Paulo, Carlos Freitas, Valeska, Anderson e Rômulo, representantes da ONG REDÍ, e Gino Bastos e André Luiz de Oliveira, do jornal O Norte Fluminense

Nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, às 20h, ocorreu uma reunião entre a ONG REDÍ (Reflorestamento e Ecodesenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Itabapoana) e o jornal O Norte Fluminense, tendo como tema o resgate da história do antigo Porto de Limeira, situado entre Mimoso do Sul/ES e Campos dos Goytacazes/RJ.

A razão desta reunião se deu pelo fato de a REDÍ ter deliberado em resgatar a história do antigo Porto de Limeira, que, no século XIX, teve importante papel no desenvolvimento econômico da região. Para exemplificar, deve-se mencionar que o óleo de baleia utilizado para construir o Solar dos Tardin, localizado na Serra do Tardin, em Bom Jesus do Itabapoana, foi trazido a partir do Porto do Limeira.

O jornal O Norte Fluminense esteve no local, há 5 anos, ocasião em que realizou reportagens sobre o Porto de Limeira. Além disso, o jornal recebeu da advogada e pesquisadora Lucília Stanzani, de  Cachoeiro de Itapemirim/ES,  diversas notícias de publicações da época, veiculadas sobre Limeira, especialmente do antigo jornal O Cachoeirano.

Como resultado da reunião, deliberou-se que será realizada tratativa com o poder público de Mimoso do Sul, para instalar, no local, um Centro de Memória. Outrossim, foi exposta a ideia de realizar uma expedição ao local, para a realização de registros históricos. Por fim, deliberou-se pela ida ao Porto de Limeira no próximo dia 8 de dezembro, data em que a Sociedade Literária Amor à Leitura, existente no século XIX em Limeira,  completaria 146 anos de existência.

Pela REDÍ estiveram presentes Antônio Paulo, Carlos Freitas, Valeska, Anderson e Rômulo. Representaram o jornal O Norte Fluminense Gino Bastos e André Luiz de Oliveira.


Muro do antigo cais, próximo ao Rio Itabapoana, serviu de suporte para o prédio onde funcionou a antiga farmácia do Porto de Limeira, no século XIX
(foto: Gino Martins Borges Bastos, em 2016)

Caminho para o Porto de Limeira

Ruína da Igreja

Aqui, havia uma praça

Aqui, estava instalado o cemitério














3 comentários:

  1. Temos uma OSCIP em Mimoso do Sul preparada para trabalhar com ambiental.
    Num consórcio com quatro municípios: Mimoso, Muqui, Presidente Kenedy e Atílio Vivácqua. Podemos fazer parcerias! Luís Salvador Poldi Guimarães (Dodô). 28 99958 9856

    ResponderExcluir